Letramento, Alfabetização e BNCC sob a Ótica da Pedagogia Histórico-Crítica

Autores

  • Franciele Medeiros Gonçalves Docente, Secretaria Municipal de Educação, Algodão de Jandaíra, PB, Brasil
  • Fabiola Monica da Silva Gonçalves Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Alfabetização, Letramento, BNCC

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir com pesquisas sobre a PHC aplicada à alfabetização, desenvolvendo práticas pedagógicas críticas e contextualizadas para enfrentar os desafios contemporâneos. Foram estabelecidos três objetivos específicos: aprofundar os fundamentos teóricos da PHC; investigar conceitos práticos de letramento e alfabetização; e analisar as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental - anos iniciais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica abrangente de fontes acadêmicas sobre PHC, alfabetização e letramento, incluindo estudo dos documentos oficiais, com destaque à BNCC, sob a perspectiva da PHC. A apropriação da leitura e da escrita está vinculada ao uso significativo da linguagem em diferentes contextos sociais, enfatizando a necessidade de um ensino embasado em teorias sólidas. Os resultados revelam que a alfabetização não se resume a habilidades técnicas, mas é um ato político e social relacionado à compreensão do mundo e à participação consciente na sociedade, e às reflexões, feitas sobre a normativa vigente, destacam a necessidade de embasar o ensino em teorias sólidas para uma educação mais emancipatória e transformadora. O trabalho está estruturado em três seções: fundamentos teóricos da PHC, concepções práticas de letramento e alfabetização, e implicações da BNCC no ensino fundamental.

Biografia do Autor

Franciele Medeiros Gonçalves, Docente, Secretaria Municipal de Educação, Algodão de Jandaíra, PB, Brasil

Mestrado em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba

Fabiola Monica da Silva Gonçalves, Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Doutorado em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco

Downloads

Publicado

20-08-2024

Como Citar

Gonçalves, F. M., & Gonçalves, F. M. da S. (2024). Letramento, Alfabetização e BNCC sob a Ótica da Pedagogia Histórico-Crítica. Revista Letra Magna, 20(36), 41–56. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2568