Letramento, Alfabetização e BNCC sob a Ótica da Pedagogia Histórico-Crítica
Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Alfabetização, Letramento, BNCCResumo
Este artigo tem como objetivo contribuir com pesquisas sobre a PHC aplicada à alfabetização, desenvolvendo práticas pedagógicas críticas e contextualizadas para enfrentar os desafios contemporâneos. Foram estabelecidos três objetivos específicos: aprofundar os fundamentos teóricos da PHC; investigar conceitos práticos de letramento e alfabetização; e analisar as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental - anos iniciais. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica abrangente de fontes acadêmicas sobre PHC, alfabetização e letramento, incluindo estudo dos documentos oficiais, com destaque à BNCC, sob a perspectiva da PHC. A apropriação da leitura e da escrita está vinculada ao uso significativo da linguagem em diferentes contextos sociais, enfatizando a necessidade de um ensino embasado em teorias sólidas. Os resultados revelam que a alfabetização não se resume a habilidades técnicas, mas é um ato político e social relacionado à compreensão do mundo e à participação consciente na sociedade, e às reflexões, feitas sobre a normativa vigente, destacam a necessidade de embasar o ensino em teorias sólidas para uma educação mais emancipatória e transformadora. O trabalho está estruturado em três seções: fundamentos teóricos da PHC, concepções práticas de letramento e alfabetização, e implicações da BNCC no ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.