Alfaletramento a Partir de Narrativas Literárias
Palavras-chave:
Literatura Infantil, Práticas Pedagógicas, Ciclo de AlfabetizaçãoResumo
Neste trabalho discutimos como a literatura infantil exerce um papel preponderante na interação e concretização das aprendizagens de leitura e escrita pelos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva do letramento literário. Nosso objetivo é abordar a importância da literatura infantil na formação educativa e formativa das crianças nas práticas de leitura e escrita. Dessa maneira, objetivamos, a partir das literaturas infantis O menino que aprendeu a ver, de autoria de Rocha (1998) e Fogo do céu, autoria de França (2015), analisar práticas de aquisição do sistema de escrita alfabética e letramento literário realizadas numa turma de 1º ano fundamental, na Escola Municipal Alzira Maia, nos meses de abril e meados de junho de 2023, em Queimadas-PB. Este artigo tem uma abordagem de pesquisa-ação, tendo como base aplicação de duas sequências didáticas associadas às etapas de aquisição do sistema de escrita alfabética e de práticas de letramento de 10 crianças. Quanto à análise das atividades interventivas, debruçamo-nos em autores como Soares (2020), Cosson (2006) e Morais (2012), discutindo a necessidade de uma alfabetização consolidada na prática do letramento. Nesse contexto, argumentamos que a literatura infantil contribui no processo do “alfaletramento”, bem como na formação crítico-social da criança
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