Alfaletramento a Partir de Narrativas Literárias

Autores

  • Patrícia da Silva Souza Discente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil
  • Ewerton Rafael Raimundo Gomes Gomes Discente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil
  • Patrícia Cristina de Aragão Aragão Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Práticas Pedagógicas, Ciclo de Alfabetização

Resumo

Neste trabalho discutimos como a literatura infantil exerce um papel preponderante na interação e concretização das aprendizagens de leitura e escrita pelos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, na perspectiva do letramento literário. Nosso objetivo é abordar a importância da literatura infantil na formação educativa e formativa das crianças nas práticas de leitura e escrita.  Dessa maneira, objetivamos, a partir das literaturas infantis O menino que aprendeu a ver, de autoria de Rocha (1998) e Fogo do céu, autoria de França (2015), analisar práticas de aquisição do sistema de escrita alfabética e letramento literário realizadas numa turma de 1º ano fundamental, na Escola Municipal Alzira Maia, nos meses de abril e meados de junho de 2023, em Queimadas-PB. Este artigo tem uma abordagem de pesquisa-ação, tendo como base aplicação de duas sequências didáticas associadas às etapas de aquisição do sistema de escrita alfabética e de práticas de letramento de 10 crianças. Quanto à análise das atividades interventivas, debruçamo-nos em autores como Soares (2020), Cosson (2006) e Morais (2012), discutindo a necessidade de uma alfabetização consolidada na prática do letramento. Nesse contexto, argumentamos que a literatura infantil contribui no processo do “alfaletramento”, bem como na formação crítico-social da criança

Biografia do Autor

Patrícia da Silva Souza, Discente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Graduação em Pedagogia, Universidade Estadual da Paraíba

Ewerton Rafael Raimundo Gomes Gomes, Discente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Graduação em História, Universidade Estadual da Paraíba

Patrícia Cristina de Aragão Aragão, Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Doutorado em Educação, Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

20-08-2024

Como Citar

Souza, P. da S., Gomes, E. R. R. G., & Aragão, P. C. de A. (2024). Alfaletramento a Partir de Narrativas Literárias. Revista Letra Magna, 20(36), 21–40. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2566