Apresentação
Palavras-chave:
filologia, crítica literária, políticas ecológicas, paradigma indiciário, ensino presencial de inglês, Aldravias, tecnologías disruptivasResumo
Editorial - É com imenso prazer e grata satisfação que entregamos o trigésimo quinto número da Revista Letra Magna (RLM), que completa vinte anos de atividades ininterruptas. Neste número trazemos textos em português, espanhol e inglês que discutem: uma abordagem filológica e lexical nas línguas românica e germânica na formação do papiamento; uma aproximação entre crítica literária em termos de valor e a representação de sujeitos subalternizados permeada por uma fenomenologia da branquitude; as representações negativas sobre o Brasil quanto às políticas ecológicas do governo Bolsonaro; reflexões sobre experiência docente, identidade e infuncionalidade; um alinhamento da perspectiva teórica bakhtiniana e o paradigma indiciário; o uso de tecnologias da informação e comunicação no ensino presencial de inglês em escolas públicas; a discussão dos conceitos de letramento, tradução intersemiótica, etnomatemática e Aldravias; e, por fim, sobre o papel das tecnologias disruptivas e o necessário redirecionamento em aspectos centrais do fazer educativo.
Capa - a imagem descreve uma fusão cativante de conceitos e cores, entrelaçando os intrincados fios da experiência humana com base em nós e caminhos interconectados e que representam a intrincada rede de conexões que ligam a linguística, a plataforma ideológica, os estudos de letramento, a fenomenologia, a hermenêutica, as tecnologias de informação e comunicação, o enquadramento ético, etc. Cada nó e conexão na imagem significa uma faceta distinta do nosso entendimento coletivo. A paleta de cores e as formas exclusivas atribuídas a cada elemento evocam sua individualidade. Os tons vibrantes simbolizam a riqueza das diversas perspectivas, enquanto as linhas fluidas sugerem a interação dinâmica entre os domínios e campos de estudo deste número. À medida que os nós se fundem e divergem, eles refletem a natureza interdisciplinar dos tópicos, pois as ideias fluem, colidem e se transformam, criando novos caminhos de pensamento. As linhas fluidas sugerem movimento – uma dança perpétua de adaptação, crescimento, transformações e mudanças cuja essência é captada pela imagem. Por fim, em uma era de rápido avanço tecnológico, a composição abstrata da imagem convida à contemplação – uma sinfonia visual que harmoniza as complexidades do mundo interconectado.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.