Tecnologia Digital no Ensino de Língua Inglesa em Contexto Municipal
Palavras-chave:
tecnologias digitais, ensino de língua inglesa, educação públicaResumo
Este artigo discute o emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no contexto de ensino presencial de Língua Inglesa (LI), com foco na análise de um caso concreto de inserção de tecnologias digitais no ensino dessa componente curricular no escopo da educação pública de toda a rede municipal de ensino, em uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo. A partir de uma ampla reestruturação dessa componente curricular ocorrida em todo o Ensino Fundamental no ano de 2022, a inserção das tecnologias digitais buscou potencializar as oportunidades de ensino e aprendizagem da LI aos estudantes dessa rede, em específico no âmbito do segmento Anos Iniciais, ou seja, do 1º ano ao 5º ano. O ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras modernas ou adicionais são, de longa data, tidos como um ambiente bastante propício para a introdução de inovações tecnológicas, no qual sua relevância se faz notar (Paiva, 2019). A utilização de TIC intensificou-se nos últimos anos, sobretudo no ambiente escolar, por meio de ferramentas digitais e de instrumentos tecnológicos capazes de proporcionar experiências de ensino e aprendizagem ubíquas (Santaella, 2014) outrora inimagináveis nesse contexto (Kairallah, 2018).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.