Tecnologia Digital no Ensino de Língua Inglesa em Contexto Municipal

Autores

Palavras-chave:

tecnologias digitais, ensino de língua inglesa, educação pública

Resumo

Este artigo discute o emprego de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no contexto de ensino presencial de Língua Inglesa (LI), com foco na análise de um caso concreto de inserção de tecnologias digitais no ensino dessa componente curricular no escopo da educação pública de toda a rede municipal de ensino, em uma cidade localizada no interior do estado de São Paulo. A partir de uma ampla reestruturação dessa componente curricular ocorrida em todo o Ensino Fundamental no ano de 2022, a inserção das tecnologias digitais buscou potencializar as oportunidades de ensino e aprendizagem da LI aos estudantes dessa rede, em específico no âmbito do segmento Anos Iniciais, ou seja, do 1º ano ao 5º ano. O ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras modernas ou adicionais são, de longa data, tidos como um ambiente bastante propício para a introdução de inovações tecnológicas, no qual sua relevância se faz notar (Paiva, 2019). A utilização de TIC intensificou-se nos últimos anos, sobretudo no ambiente escolar, por meio de ferramentas digitais e de instrumentos tecnológicos capazes de proporcionar experiências de ensino e aprendizagem ubíquas (Santaella, 2014) outrora inimagináveis nesse contexto (Kairallah, 2018).

Biografia do Autor

José Cunha, Docente, Secretaria Municipal da Educação, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Mestrado em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual Paulista

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Publicado

29-02-2024

Como Citar

Cunha, J. (2024). Tecnologia Digital no Ensino de Língua Inglesa em Contexto Municipal. Revista Letra Magna, 20(35), 109–133. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2454

Edição

Seção

Artigos