Letramento e (In)funcionalidade

(Des)Interesse e a Necessidade do Produzir no Sistema Escolar

Autores

  • Anderson Jair Goulart Docente, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC, Brasil
  • Leonardo de Oliveira Schneider Discente, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC, Brasil
  • Leonardo Hasse Discente, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC, Brasil

Palavras-chave:

professor-estagiário, letramento, prática, teoria

Resumo

O presente ensaio reúne uma série de reflexões acerca de nossa experiência inicial em sala de aula, reverberando argumentos entornados pelas referências teóricas com as quais tivemos contato durante todo o curso de licenciatura, assim, resgatando-as memorialística e pessoalizadamente, sobretudo as discussões sobre identidade e (in)funcionalidade discutidas por Ponzio (2010) e Cerutti-Rizzatti e Irigoite (2015). Desse modo, encontram-se, neste que nos medeia enquanto autores, uma série de fruições advindas das impressões apreendidas no estágio de docência, clareadas à intenção de complementar às problemáticas do ensino e aprendizagem baseando-se em nossa recém-nascida bagagem docente e, simultaneamente, deslocando o enfoque às mudanças de hábito atestadas no contato com os alunos, às ligeiras inovações tecnológicas e seus impactos sobre o cotidiano escolar. Premidos por essas percepções, é nosso intuito, aqui, responder à seguinte questão: Como agir em situações protagonizadas pelo desinteresse e quais as possíveis causas que levam a essa postura em ação docente que busca a integração discente em prática de uso da linguagem? Sendo assim, muito do conteúdo abarcado ao longo de nossas reflexões destaca hábitos corriqueiros, porém prejudiciais ao ensino e à aprendizagem, em paralelo, ecoando vontades teóricas fundamentadas à luz de uma predisposição à formação crítica por meio do infuncional, logicamente, investigando possíveis causas às dificuldades vivenciadas por nós, designados ao impreciso encargo de ser professores — ou melhor, como denominamos neste ensaio: de professor-estagiário.

Biografia do Autor

Anderson Jair Goulart, Docente, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC, Brasil

Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Federal de Santa Catarina

Leonardo de Oliveira Schneider, Discente, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC, Brasil

Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Catarina

Leonardo Hasse, Discente, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, SC, Brasil

Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

29-02-2024

Como Citar

Goulart, A. J., Schneider, L. de O., & Hasse, L. (2024). Letramento e (In)funcionalidade: (Des)Interesse e a Necessidade do Produzir no Sistema Escolar. Revista Letra Magna, 20(35), 67–85. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2448

Edição

Seção

Artigos