Um Diálogo Poético

Do Letramento Matemático aos Versos Aldrávicos

Autores

Palavras-chave:

linguagem matemática, letramento, investigação, Aldravias

Resumo

O estudo empreendido neste artigo consiste em apresentar uma proposta onde as ideias Matemáticas possam ser retratadas por meio de poemas Aldrávicos, inserindo os estudantes, num ambiente de significação e ressignificação que, diante dos temas de tal linguagem (Matemática), abarcam maiores sentidos em aprender. Com objetivos de destacar um novo olhar para a Matemática; discutir a importância de uma Matemática que aborde o conhecimento amparado em realidades próximas e retratar a importância da linguagem em contextos sociais, o artigo aborda um estudo de cunho bibliográfico exploratório. Neste cenário, buscaremos transparecer as reflexões apresentadas em literaturas concernentes ao tema. Perpassaremos pelos conceitos de letramento; tradução intersemiótica; etnomatemática e Aldravias. Remontaremos exemplos que possam deixar translúcido o papel dos poemas no ensino de uma linguagem temida por muitos, assinalando uma possibilidade de traduzir a matemática em poemas Aldrávicos. A possibilidade de ressignificação das linguagens, por meio da poesia, perfaz a ideia de que o uso das linguagens, em perfeita simbiose para a construção do saber pelas vias da Aldravia.

Biografia do Autor

Weliton Leão, Docente, Colégio São Paulo da Cruz, Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestrado em Estudos de Linguagens, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Downloads

Publicado

29-02-2024

Como Citar

Leão, W. (2024). Um Diálogo Poético : Do Letramento Matemático aos Versos Aldrávicos. Revista Letra Magna, 20(35), 134–146. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2447

Edição

Seção

Artigos