Um Diálogo Poético
Do Letramento Matemático aos Versos Aldrávicos
Palavras-chave:
linguagem matemática, letramento, investigação, AldraviasResumo
O estudo empreendido neste artigo consiste em apresentar uma proposta onde as ideias Matemáticas possam ser retratadas por meio de poemas Aldrávicos, inserindo os estudantes, num ambiente de significação e ressignificação que, diante dos temas de tal linguagem (Matemática), abarcam maiores sentidos em aprender. Com objetivos de destacar um novo olhar para a Matemática; discutir a importância de uma Matemática que aborde o conhecimento amparado em realidades próximas e retratar a importância da linguagem em contextos sociais, o artigo aborda um estudo de cunho bibliográfico exploratório. Neste cenário, buscaremos transparecer as reflexões apresentadas em literaturas concernentes ao tema. Perpassaremos pelos conceitos de letramento; tradução intersemiótica; etnomatemática e Aldravias. Remontaremos exemplos que possam deixar translúcido o papel dos poemas no ensino de uma linguagem temida por muitos, assinalando uma possibilidade de traduzir a matemática em poemas Aldrávicos. A possibilidade de ressignificação das linguagens, por meio da poesia, perfaz a ideia de que o uso das linguagens, em perfeita simbiose para a construção do saber pelas vias da Aldravia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.