Passando a Boiada
Representações do Discurso Ecológico Sobre o Brasil na Imprensa dos Estados Unidos no Governo de Jair Bolsonaro
Palavras-chave:
discurso ecológico, manchetes de notícias, governo BolsonaroResumo
Tomando como pressupostos teóricos e metodológicos a Análise do Discurso Crítica, neste artigo analisamos manchetes de agências de notícias, jornais e revistas de repercussão internacional, publicadas nos Estados Unidos, que abordam o discurso ecológico do/sobre o Brasil durante a gestão do governo Jair Bolsonaro (2019 a 2022) à presidência da república. A análise teve como objetivo identificar elementos lexicais, construções sintáticas, figuras de linguagem e aspectos semânticos que se constituíssem em representações discursivas sobre o Brasil e, consequentemente, revelassem práticas discursivas e sociais dos atores sociais que se inscrevem nas manchetes. Como resultados, pudemos concluir que as representações sobre o Brasil no que se referem às políticas ecológicas e/ou ambientais do governo Bolsonaro foram majoritariamente negativas, o que representavam as práticas sociodiscursivas do governo em geral e do próprio presidente da república em particular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.