Apresentação
Palavras-chave:
Metodologias de Pesquisa, Pesquisa Social, Estudos de LinguagemResumo
A obra renascentista O Homem Vitruviano, Leonardo da Vinci ® 1490, representa o ideal clássico de beleza, equilíbrio, harmonia e perfeição das proporções e formas. A escolha dessa obra para a capa sob o tema central Metodologias de Pesquisa, v.19 n.34 (2023) da Revista Letra Magna, foi porque essa temática diz muito sobre simetria em pesquisas. Simetria em oposição ao seu antônimo que, na questão em tela, pode representar ou significar desigualdade, incongruências ou mesmo falhas processuais no ato de pesquisar, sobretudo se a pesquisa for de caráter social.
Por essa razão, os textos que compõem esse número, abrangem pesquisas em diversas perspectivas nos Estudos de Linguagem. Dentre os textos que dispomos ao leitor, destacamos dois sobre a abordagem hermenêutico-fenomenológica e sua relação com a epistemologia da complexidade e a utilização do software Nvivo em pesquisa qualitativa. Outros textos tratam da abordagem intercultural e o uso de codificação por cores na compreensão de artigos científicos. Dois outros abordam estratégicas metodológicas distintas na aproximação ao material literário.
Figuram também nesse número um texto sobre a relação entre a intersubjetividade e o processo de alfabetização, um que trata de questões metodológicas para pesquisas em linguística de texto, um esboço sobre uma pesquisa participante em andamento envolvendo migrantes adolescentes privados de liberdade por terem estado em conflito com a lei, outro sobre o uso da pesquisa crítica de colaboração e, por fim, um texto que versa sobre a relação entre o letramento visual e a surdez.
Na seção que abriga textos cuja temática é livre, ou seja, não têm o compromisso de aderir ao teor do número em tela, há um texto sobre uma intervenção com o gênero charge no ensino fundamental e outro sobre a obra de Nuno Ramos.
Enfim, o desejo do corpo editorial da Revista Letra Magna, é que este número possa cumprir com o escopo do periódico, a saber, “contribuir para a divulgação e a visibilidade de pesquisas e a produção de conhecimento científico que se articula aos Estudos de Linguagem em sua relação com as práticas sociais, educacionais, históricas, culturais e políticas, dentre outras”.
¡Taqiniruw mä suma ullart'äwi munapxsma!
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.