As Potencialidades da Codificação Por Cores na Produção de Textos
Palavras-chave:
Codificação, Cores, Escrita Acadêmica, Desenvolvimento de EscritaResumo
Escrever é um processo desafiador, especialmente quando temos diferentes pares que participam do processo de produção de um texto, seja de forma direta ou indireta. O presente relato de experiência tem como objetivo socializar o uso da codificação de textos por meio de cores como um modo de mediar a prática de escrita e reescrita de textos, explorando suas potencialidades. Para tal, uma breve descrição acerca da teoria das cores (Silveira, 2015) e seu uso como um instrumento de mediação (Vygotsky, 1987, 2001) será apresentada, bem como três processos de escrita de textos para obtenção de bolsas, subsídio de viagem e publicação em anais de congresso. Espera-se ilustrar como o uso de codificação por cores atua como aliado no processo de escrever ao possibilitar a identificação de movimentos retóricos e padrões linguísticos, a contribuição de diferentes autores no texto e o número de edições, além de auxiliar no apontamento de possíveis problemas no texto. Em um contexto acadêmico, crescentemente competitivo, escrever bem é crucial e pode auxiliar pesquisadores a demonstrar a relevância de seu trabalho. Sendo assim, toda ferramenta que possa mediar esse processo merece ser explorada.
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