As Potencialidades da Codificação Por Cores na Produção de Textos
Palavras-chave:
Codificação, Cores, Escrita Acadêmica, Desenvolvimento de EscritaResumo
Escrever é um processo desafiador, especialmente quando temos diferentes pares que participam do processo de produção de um texto, seja de forma direta ou indireta. O presente relato de experiência tem como objetivo socializar o uso da codificação de textos por meio de cores como um modo de mediar a prática de escrita e reescrita de textos, explorando suas potencialidades. Para tal, uma breve descrição acerca da teoria das cores (Silveira, 2015) e seu uso como um instrumento de mediação (Vygotsky, 1987, 2001) será apresentada, bem como três processos de escrita de textos para obtenção de bolsas, subsídio de viagem e publicação em anais de congresso. Espera-se ilustrar como o uso de codificação por cores atua como aliado no processo de escrever ao possibilitar a identificação de movimentos retóricos e padrões linguísticos, a contribuição de diferentes autores no texto e o número de edições, além de auxiliar no apontamento de possíveis problemas no texto. Em um contexto acadêmico, crescentemente competitivo, escrever bem é crucial e pode auxiliar pesquisadores a demonstrar a relevância de seu trabalho. Sendo assim, toda ferramenta que possa mediar esse processo merece ser explorada.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.