As Potencialidades da Codificação Por Cores na Produção de Textos

Autores

  • Daniela Cleusa de Jesus Carvalho Docente, Liceo Santo Amaro Abade, São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

Codificação, Cores, Escrita Acadêmica, Desenvolvimento de Escrita

Resumo

Escrever é um processo desafiador, especialmente quando temos diferentes pares que participam do processo de produção de um texto, seja de forma direta ou indireta. O presente relato de experiência tem como objetivo socializar o uso da codificação de textos por meio de cores como um modo de mediar a prática de escrita e reescrita de textos, explorando suas potencialidades. Para tal, uma breve descrição acerca da teoria das cores (Silveira, 2015) e seu uso como um instrumento de mediação (Vygotsky, 1987, 2001) será apresentada, bem como três processos de escrita de textos para obtenção de bolsas, subsídio de viagem e publicação em anais de congresso. Espera-se ilustrar como o uso de codificação por cores atua como aliado no processo de escrever ao possibilitar a identificação de movimentos retóricos e padrões linguísticos, a contribuição de diferentes autores no texto e o número de edições, além de auxiliar no apontamento de possíveis problemas no texto. Em um contexto acadêmico, crescentemente competitivo, escrever bem é crucial e pode auxiliar pesquisadores a demonstrar a relevância de seu trabalho. Sendo assim, toda ferramenta que possa mediar esse processo merece ser explorada.

Biografia do Autor

Daniela Cleusa de Jesus Carvalho, Docente, Liceo Santo Amaro Abade, São Paulo, SP, Brasil

Doutorado em Letras, Universidade de São Paulo

Referências

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Publicado

07-09-2023

Como Citar

Carvalho, D. C. de J. (2023). As Potencialidades da Codificação Por Cores na Produção de Textos. Revista Letra Magna, 19(34), 138–159. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2431