Rastros de uma Escrita em Constituição

Uma Análise Discursiva de Textos de Crianças

Autores

  • Fabiana Giovani Docente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
  • Daniela Campregher Bolsista CNPq, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Palavras-chave:

círculo de Bakhtin, escrita, paradigma indiciário, gênero do discurso

Resumo

À luz da perspectiva teórica proposta por Mikhail Bakhtin e seu Círculo, voltamos nosso olhar para textos produzidos por sujeitos historicamente situados e propomos uma investigação da multiplicidade de sentidos da linguagem escrita sob a teoria dos gêneros do discurso. Neste trabalho, concebemos a linguagem como meio de interação social e assumimos que a escrita se caracteriza como interlocução entre leitor e escritor. Partimos, portanto, do pressuposto de que os sentidos do texto escrito são constituídos de maneira dialógica, com o objetivo de compreender como os indícios dos gêneros discursivos, em suas características relativamente estáveis, emergem dos escritos de crianças do terceiro ano do fundamental de um colégio público federal. Como resultado desta interação temos as produções textuais de crianças, cuja análise – guiada pela metodologia do Paradigma Indiciário (Ginzburg, 1989) – mostra de que maneira sobressaem-se os traços de estilo, tema e construção composicional dos gêneros ainda em fase de constituição da escrita, além de evidenciar o texto como espaço de interlocução, em que o ato de escrever adquire caráter responsivo, ou seja, como um processo de constituição ativa de seus sentidos.

Biografia do Autor

Fabiana Giovani, Docente, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutorado em Linguística, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Daniela Campregher, Bolsista CNPq, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

29-02-2024

Como Citar

Giovani, F., & Campregher, D. (2024). Rastros de uma Escrita em Constituição: Uma Análise Discursiva de Textos de Crianças. Revista Letra Magna, 20(35), 86–108. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2426

Edição

Seção

Artigos