Letramento Visual e Surdez

Desafios no Ensino Superior

Autores

  • Karla Karina Abrantes Rêgo Tradutora e Intérprete de Libras, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil
  • Maria Karoline Nobrega Souto Dantas Docente, Colégio Imaculada Conceição - Damas, Campina Grande, PB, Brasil
  • Juscelino Francisco do Nascimento Docente, Universidade Federal do Piauí, Picos, PI, Brasil

Palavras-chave:

Ensino Superior, Letramento Visual, Surdez

Resumo

Este artigo aborda o tema do Letramento Visual e Surdez no contexto do Ensino Superior, com o objetivo de compreender como o Letramento Visual pode ser utilizado de forma significativa e eficaz para promover a aprendizagem do surdo, onde o foco está na utilização de métodos visuais para o ensino da língua portuguesa escrita como segunda língua (L2). Inicialmente, são apresentados conceitos de Surdez e Letramento Visual, destacando a importância da comunicação visual e da língua de sinais na educação dos surdos. Em seguida, são discutidos os desafios enfrentados pelos surdos no contexto do Ensino Superior, através de questionários aplicados a quatro alunas surdas que estão matriculadas no curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para a fundamentação teórica nos acostamos em nomes como Skliar (2001), Lebedeff (2005) dentre outros, após esse passo, traremos os resultados obtidos juntamente com a análise dos dados. Por fim, ressaltamos a importância de se promover o Letramento Visual no Ensino Superior para os surdos, a necessidade de investimentos em recursos e formação adequada e continuada para os profissionais da educação, a fim de proporcionar uma educação equitativa e de qualidade para uma sociedade multicultural.

Biografia do Autor

Karla Karina Abrantes Rêgo, Tradutora e Intérprete de Libras, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Mestrado em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba

Maria Karoline Nobrega Souto Dantas, Docente, Colégio Imaculada Conceição - Damas, Campina Grande, PB, Brasil

Especialização em Educação Infantil, Faculdades Integradas de Patos

Juscelino Francisco do Nascimento, Docente, Universidade Federal do Piauí, Picos, PI, Brasil

Doutorado em Linguística, Universidade de Brasília

Referências

Downloads

Publicado

07-09-2023

Como Citar

Rêgo, K. K. A., Dantas, M. K. N. S., & Nascimento, J. F. do. (2023). Letramento Visual e Surdez: Desafios no Ensino Superior. Revista Letra Magna, 19(34), 175–194. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2422