Letramento Visual e Surdez
Desafios no Ensino Superior
Palavras-chave:
Ensino Superior, Letramento Visual, SurdezResumo
Este artigo aborda o tema do Letramento Visual e Surdez no contexto do Ensino Superior, com o objetivo de compreender como o Letramento Visual pode ser utilizado de forma significativa e eficaz para promover a aprendizagem do surdo, onde o foco está na utilização de métodos visuais para o ensino da língua portuguesa escrita como segunda língua (L2). Inicialmente, são apresentados conceitos de Surdez e Letramento Visual, destacando a importância da comunicação visual e da língua de sinais na educação dos surdos. Em seguida, são discutidos os desafios enfrentados pelos surdos no contexto do Ensino Superior, através de questionários aplicados a quatro alunas surdas que estão matriculadas no curso de Especialização em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para a fundamentação teórica nos acostamos em nomes como Skliar (2001), Lebedeff (2005) dentre outros, após esse passo, traremos os resultados obtidos juntamente com a análise dos dados. Por fim, ressaltamos a importância de se promover o Letramento Visual no Ensino Superior para os surdos, a necessidade de investimentos em recursos e formação adequada e continuada para os profissionais da educação, a fim de proporcionar uma educação equitativa e de qualidade para uma sociedade multicultural.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.