Um Estudo Sobre as Contribuições do Software Nvivo Numa Abordagem Qualitativa de Pesquisa
Palavras-chave:
Pesquisa Qualitativa, Software, NVivo, Linguística AplicadaResumo
Este artigo objetiva apresentar as possíveis contribuições do software NVivo para as pesquisas que façam uso de metodologias e abordagens qualitativas, como as que são desenvolvidas e realizadas no âmbito da Linguística Aplicada . Visando alcançar este objetivo, optou-se pela análise dos processos metodológicos utilizados numa tese de doutorado em que o software NVivo foi utilizado para auxiliar nos processos de organização e interpretação dos textos que foram gerados na pesquisa. O estudo apresentado neste trabalho foi realizado por meio de uma análise do capítulo de metodologia da tese de Sá (2022) escolhida como objeto de estudo, visando identificar e contrastar de que modo a utilização do software NVivo contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa. A análise realizada possibilitou identificar que as ferramentas de organização do software NVivo possibilitam que o pesquisador possa realizar processos de identificação, seleção, conexão e interpretação de informações, relacionando-as e organizando-as com abordagens qualitativas interpretativas como a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa proposta por Freire (2010, 2012, 2017). Também foi possível identificar que o NVivo pode ser bastante útil para diferentes abordagens qualitativas, desde que o pesquisador as conheça com certo nível de profundidade para que não utilize os recursos tecnológicos do software de maneira superficial ou equivocada. Além destas possibilidades, este estudo também permitiu descobrir algumas limitações de utilização do software que podem ser resolvidas com as novas versões e com atualizações, a depender das metodologias e abordagens qualitativas escolhidas.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.