Pesquisa Crítica de Colaboração
Breve Análise Metodológica
Palavras-chave:
Pesquisa Crítica de Colaboração, Migrantes Bolivianos, Teoria Histórico-Cultural e SocialResumo
Este artigo tem como objetivo compreender o sentido e o significado que uma professora do 4º ano, do ensino fundamental I de uma escola municipal em uma cidade do estado de São Paulo atribui à situação de exclusão-inclusão social-escolar (Fidalgo, 2006, 2018; Fidalgo & Magalhães, 2017) de alunos migrantes bolivianos em contextos educacionais. O foco está em uma professora e em seu trabalho desenvolvido. Para isso, utilizaremos a Pesquisa Crítica de Colaboração - PCCol (Magalhães, [1996] 2006a, 2010, 2014, 2017, 2018, 2019), como metodologia deste estudo, pois a partir dessa metodologia compreendemos os participantes de uma pesquisa como colaboradores críticos que, contribuem para a transformação de seu contexto e para o debate sobre o processo educacional de alunos migrantes. Nessa direção, este estudo está embasado na Teoria Histórico-Cultural [social] de Vygotsky ([1924] 1997; [1934] 2009; [1932] 1982-1984), por meio dos conceitos de sentido e significado que são construídos coletivamente no ambiente escolar e que nos permite olhar e analisar como os envolvidos se vêem, analisam seus papéis e os dos outros, assim como seus processos de exclusão-inclusão. Os dados foram produzidos, a partir de entrevistas; narrativas visuais (desenho); e sessões reflexivas. Os resultados demonstram que ocorreu uma ressignificação no olhar dos participantes por meio do trabalho em colaboração crítica durante o processo.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.