Pesquisa Crítica de Colaboração

Breve Análise Metodológica

Autores

  • David Juglierme Alves Nogueira Docente, Universidade de Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0148-007X
  • Jândela Cristiani Guilherme dos Santos Tamashiro Pedagoga, Instituto Federal de São Paulo, Registro, SP, Brasil

Palavras-chave:

Pesquisa Crítica de Colaboração, Migrantes Bolivianos, Teoria Histórico-Cultural e Social

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender o sentido e o significado que uma professora do 4º ano, do ensino fundamental I de uma escola municipal em uma cidade do estado de São Paulo atribui à situação de exclusão-inclusão social-escolar (Fidalgo, 2006, 2018; Fidalgo & Magalhães, 2017) de alunos migrantes bolivianos em contextos educacionais. O foco está em uma professora e em seu trabalho desenvolvido. Para isso, utilizaremos a Pesquisa Crítica de Colaboração - PCCol (Magalhães, [1996] 2006a, 2010, 2014, 2017, 2018, 2019), como metodologia deste estudo, pois a partir dessa metodologia compreendemos os participantes de uma pesquisa como colaboradores críticos que, contribuem para a transformação de seu contexto e para o debate sobre o processo educacional de alunos migrantes. Nessa direção, este estudo está embasado na Teoria Histórico-Cultural [social] de Vygotsky ([1924] 1997; [1934] 2009; [1932] 1982-1984), por meio dos conceitos de sentido e significado que são construídos coletivamente no ambiente escolar e que nos permite olhar e analisar como os envolvidos se vêem, analisam seus papéis e os dos outros, assim como seus processos de exclusão-inclusão. Os dados foram produzidos, a partir de entrevistas; narrativas visuais (desenho); e sessões reflexivas. Os resultados demonstram que ocorreu uma ressignificação no olhar dos participantes por meio do trabalho em colaboração crítica durante o processo.

Biografia do Autor

David Juglierme Alves Nogueira, Docente, Universidade de Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil

Doutorado em Educação e Saúde, Universidade Federal de São Paulo

Jândela Cristiani Guilherme dos Santos Tamashiro, Pedagoga, Instituto Federal de São Paulo, Registro, SP, Brasil

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de São Paulo        

Referências

Downloads

Publicado

07-09-2023

Como Citar

Nogueira, D. J. A., & Tamashiro, J. C. G. dos S. (2023). Pesquisa Crítica de Colaboração: Breve Análise Metodológica. Revista Letra Magna, 19(34), 120–137. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2402