Migrantes-Adolescentes e Socioeducação

Esboços Metodológicos de uma Pesquisa

Autores

Palavras-chave:

Metodologia Participante, Adolescente, Migrante, Socioeducação

Resumo

Este artigo tem como proposta compartilhar os esboços metodológicos desenhados para uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento na Universidade Federal de São Paulo, no Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. O objetivo geral da pesquisa é auscultar a possível dor de adolescentes migrantes acusados(as) de autoria de ato infracional e cumprindo Medidas Socioeducativas de privação de liberdade no Brasil. Entende-se que isso permitirá compreender a possível produção de subjetividade a que esses sujeitos estão submetidos, atravessados pelos caminhos da migração e pelo momento da internação. Enquanto metodologia, optamos pela abordagem qualitativa, com objetivo de explicar o fenômeno em tela, fazendo uso de encontros presenciais com esses sujeitos no enquadre participante e, portanto, com as técnicas e instrumentais ainda por serem definidos, pois serão pensados a partir da aproximação com esses sujeitos e com aquilo que fizer sentido a eles. Assim, o que temos por ora são ideias que poderão ou não serem utilizadas a partir da experiência empírica com os sujeitos da pesquisa, tal como rege o enquadre de uma pesquisa participante.

Biografia do Autor

Cristiano Rodineli Almeida, Psicólogo, Fundação CASA, Campinas, SP, Brasil

Mestrado em Educação e Saúde, Universidade Federal de São Paulo

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Publicado

07-09-2023

Como Citar

Almeida, C. R. (2023). Migrantes-Adolescentes e Socioeducação: Esboços Metodológicos de uma Pesquisa. Revista Letra Magna, 19(34), 107–119. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2401