Migrantes-Adolescentes e Socioeducação
Esboços Metodológicos de uma Pesquisa
Palavras-chave:
Metodologia Participante, Adolescente, Migrante, SocioeducaçãoResumo
Este artigo tem como proposta compartilhar os esboços metodológicos desenhados para uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento na Universidade Federal de São Paulo, no Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência. O objetivo geral da pesquisa é auscultar a possível dor de adolescentes migrantes acusados(as) de autoria de ato infracional e cumprindo Medidas Socioeducativas de privação de liberdade no Brasil. Entende-se que isso permitirá compreender a possível produção de subjetividade a que esses sujeitos estão submetidos, atravessados pelos caminhos da migração e pelo momento da internação. Enquanto metodologia, optamos pela abordagem qualitativa, com objetivo de explicar o fenômeno em tela, fazendo uso de encontros presenciais com esses sujeitos no enquadre participante e, portanto, com as técnicas e instrumentais ainda por serem definidos, pois serão pensados a partir da aproximação com esses sujeitos e com aquilo que fizer sentido a eles. Assim, o que temos por ora são ideias que poderão ou não serem utilizadas a partir da experiência empírica com os sujeitos da pesquisa, tal como rege o enquadre de uma pesquisa participante.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.