A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e a Epistemologia da Complexidade
Palavras-chave:
Hermenêutica, Fenomenologia, Complexidade, Conversa Hermenêutica, VideoaulaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a um estudo sobre a utilização de uma abordagem metodológica qualitativa em uma pesquisa na formação tecnológica de professores Este artigo apresenta um estudo sobre as contribuições da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) numa pesquisa sobre a formação tecnológica de professores que foi desenvolvida no âmbito da Linguística Aplicada. A AHFC é uma orientação metodológica qualitativa desenvolvida por Freire (2013, 2017) e que permite ao pesquisador investigar, por meio de processos interpretativos, os fenômenos da experiência humana. Esta abordagem tem sido utilizada como orientação metodológica em inúmeras teses e dissertações na área da Linguística Aplicada e neste artigo discuto e apresento reflexões que podem contribuir com outros pesquisadores que estejam buscando caminhos e possibilidades para desenhar suas pesquisas qualitativas.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2023 Revista Letra Magna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.