A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e a Epistemologia da Complexidade
Palavras-chave:
Hermenêutica, Fenomenologia, Complexidade, Conversa Hermenêutica, VideoaulaResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar a um estudo sobre a utilização de uma abordagem metodológica qualitativa em uma pesquisa na formação tecnológica de professores Este artigo apresenta um estudo sobre as contribuições da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) numa pesquisa sobre a formação tecnológica de professores que foi desenvolvida no âmbito da Linguística Aplicada. A AHFC é uma orientação metodológica qualitativa desenvolvida por Freire (2013, 2017) e que permite ao pesquisador investigar, por meio de processos interpretativos, os fenômenos da experiência humana. Esta abordagem tem sido utilizada como orientação metodológica em inúmeras teses e dissertações na área da Linguística Aplicada e neste artigo discuto e apresento reflexões que podem contribuir com outros pesquisadores que estejam buscando caminhos e possibilidades para desenhar suas pesquisas qualitativas.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.