A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e a Epistemologia da Complexidade

Autores

Palavras-chave:

Hermenêutica, Fenomenologia, Complexidade, Conversa Hermenêutica, Videoaula

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a um estudo sobre a utilização de uma abordagem metodológica qualitativa em uma pesquisa na formação tecnológica de professores Este artigo apresenta um estudo sobre as contribuições da Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC) numa pesquisa sobre a formação tecnológica de professores que foi desenvolvida no âmbito da Linguística Aplicada. A AHFC é uma orientação metodológica qualitativa desenvolvida por Freire (2013, 2017) e que permite ao pesquisador investigar, por meio de processos interpretativos, os fenômenos da experiência humana.  Esta abordagem tem sido utilizada como orientação metodológica em inúmeras teses e dissertações na área da Linguística Aplicada e neste artigo discuto e apresento reflexões que podem contribuir com outros pesquisadores que estejam buscando caminhos e possibilidades para desenhar suas pesquisas qualitativas.

 

Biografia do Autor

Ricardo Medeiros Priuli, Tecnólogo em Audiovisual, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Mestrado em Linguística Aplicada, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

07-09-2023

Como Citar

Priuli, R. M. (2023). A Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica e a Epistemologia da Complexidade. Revista Letra Magna, 19(34), 1–18. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2398