Discurso Literário e Cinematográfico

Estratégias de Leitura e Interpretação no Ensino Médio

Autores

  • Antoniel Guimarães Tavares Silva Docente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Juína, Mato Grosso, MT, Brasil
  • Anísio Batista Pereira Docente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Juína, Mato Grosso, MT, Brasil

Palavras-chave:

Literatura, Cinema, Leitura, Interpretação

Resumo

O ensino de língua materna no Ensino Médio passou, na atualidade do ano de 2022, por dois fatores relevantes: a ampliação do uso das tecnologias na Educação e o retorno das aulas presenciais, pausadas durante o período da quarentena, como medida de prevenção de contágio do vírus SARS-CoV-2 (Covid-19), que acarretou no uso de mídias digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem no período de dois anos letivos. Assim, torna-se necessário alinhar as estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes, a fim de abarcar as transformações no modo como se aborda a leitura e interpretação de obras literárias. Nesse contexto, objetivamos refletir e propor ferramentas de leitura e interpretação a partir da análise discursiva de obras literárias em relação às suas adaptações fílmicas, para se pensar sobre as condições sociais, históricas e culturais de emergência de enunciados regulares nas produções cinematográficas contemporâneas enquanto releitura de textos clássicos. Para tanto, valemo-nos do campo teórico da Análise do Discurso Foucaultiana. Dessa forma, propomos articular metodologias para a leitura e interpretação orientadas pelos professores tanto das obras clássicas quanto das adaptações cinematográficas que, consequentemente, viabilizam medidas de intervenção no planejamento de aulas repensadas e redirecionadas para o contexto da atualidade.

Biografia do Autor

Antoniel Guimarães Tavares Silva, Docente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Juína, Mato Grosso, MT, Brasil

Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia

Anísio Batista Pereira, Docente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Juína, Mato Grosso, MT, Brasil

Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia


Downloads

Publicado

07-09-2023

Como Citar

Silva, A. G. T., & Pereira, A. B. (2023). Discurso Literário e Cinematográfico: Estratégias de Leitura e Interpretação no Ensino Médio. Revista Letra Magna, 19(34), 90–106. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2394