Discurso Literário e Cinematográfico

Estratégias de Leitura e Interpretação no Ensino Médio

Autores

  • Antoniel Guimarães Tavares Silva Docente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Juína, Mato Grosso, MT, Brasil
  • Anísio Batista Pereira Docente, Secretaria Municipal de Educação, Catalão, GO, Brasil

Palavras-chave:

Literatura, Cinema, Leitura, Interpretação

Resumo

O ensino de língua materna no Ensino Médio passou, na atualidade do ano de 2022, por dois fatores relevantes: a ampliação do uso das tecnologias na Educação e o retorno das aulas presenciais, pausadas durante o período da quarentena, como medida de prevenção de contágio do vírus SARS-CoV-2 (Covid-19), que acarretou no uso de mídias digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem no período de dois anos letivos. Assim, torna-se necessário alinhar as estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes, a fim de abarcar as transformações no modo como se aborda a leitura e interpretação de obras literárias. Nesse contexto, objetivamos refletir e propor ferramentas de leitura e interpretação a partir da análise discursiva de obras literárias em relação às suas adaptações fílmicas, para se pensar sobre as condições sociais, históricas e culturais de emergência de enunciados regulares nas produções cinematográficas contemporâneas enquanto releitura de textos clássicos. Para tanto, valemo-nos do campo teórico da Análise do Discurso Foucaultiana. Dessa forma, propomos articular metodologias para a leitura e interpretação orientadas pelos professores tanto das obras clássicas quanto das adaptações cinematográficas que, consequentemente, viabilizam medidas de intervenção no planejamento de aulas repensadas e redirecionadas para o contexto da atualidade.

Biografia do Autor

Antoniel Guimarães Tavares Silva, Docente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Juína, Mato Grosso, MT, Brasil

Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia

Anísio Batista Pereira, Docente, Secretaria Municipal de Educação, Catalão, GO, Brasil

Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Uberlândia


Referências

Downloads

Publicado

07-09-2023

Como Citar

Silva, A. G. T., & Pereira, A. B. (2023). Discurso Literário e Cinematográfico: Estratégias de Leitura e Interpretação no Ensino Médio. Revista Letra Magna, 19(34), 90–106. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2394