Discurso Literário e Cinematográfico
Estratégias de Leitura e Interpretação no Ensino Médio
Palavras-chave:
Literatura, Cinema, Leitura, InterpretaçãoResumo
O ensino de língua materna no Ensino Médio passou, na atualidade do ano de 2022, por dois fatores relevantes: a ampliação do uso das tecnologias na Educação e o retorno das aulas presenciais, pausadas durante o período da quarentena, como medida de prevenção de contágio do vírus SARS-CoV-2 (Covid-19), que acarretou no uso de mídias digitais como ferramenta de ensino e aprendizagem no período de dois anos letivos. Assim, torna-se necessário alinhar as estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes, a fim de abarcar as transformações no modo como se aborda a leitura e interpretação de obras literárias. Nesse contexto, objetivamos refletir e propor ferramentas de leitura e interpretação a partir da análise discursiva de obras literárias em relação às suas adaptações fílmicas, para se pensar sobre as condições sociais, históricas e culturais de emergência de enunciados regulares nas produções cinematográficas contemporâneas enquanto releitura de textos clássicos. Para tanto, valemo-nos do campo teórico da Análise do Discurso Foucaultiana. Dessa forma, propomos articular metodologias para a leitura e interpretação orientadas pelos professores tanto das obras clássicas quanto das adaptações cinematográficas que, consequentemente, viabilizam medidas de intervenção no planejamento de aulas repensadas e redirecionadas para o contexto da atualidade.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.