Fooquedeu (Um Diário)
Uma Leitura Crítica
Palavras-chave:
Diálogo Interartes, Fooquedeu, Nuno Ramos, Literatura Brasileira ContemporâneaResumo
A presente resenha pretende oferecer uma leitura crítica do livro de Nuno Ramos Fooquedeu (um diário) lançado pela editora todavia em 2022. Através de uma análise raciocinada, serão enucleados aspectos do livro que apontam para características mais gerais da obra de Nuno Ramos, abrindo um diálogo com a produção plástico-instalativa e performática. O livro em questão servirá de base para discutir o conceito de “literaturas pós-autônomas” cunhado por Josefina Ludmer (2007 [2010]), levando em conta também a visão crítica a tal propósito do teórico Evando Nascimento (2015). Será também investigada a relação entre práticas artísticas postas em jogo por Nuno Ramos, e como essas se dão em Fooquedeu (um diário), sempre tentando enquadrar o livro dentro de um contexto maior, pensando nas tendências ou contratendências gerais. A resenha, portanto, além de apresentar a obras nas suas características gerais, pretende, a partir dessas últimas, abrir uma reflexão mais geral sobre a literatura contemporânea.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.