Uma Proposta de Intervenção com o Gênero Charge no 9º Ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Dione Márcia Alves de Moraes Docente, Universidade Federal do Pará, Marajó-Breves, Pará, Brasil

Palavras-chave:

Ensino da Língua Materna, Sequência Didática, Gênero Charge

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre o gênero charge e como esse pode ser utilizado como instrumento para o ensino e aprendizagem da língua materna em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental a partir de uma sequência didática. Embasado em teóricos como Volóchinov (2018), Bakhtin (2003), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2007), Romualdo (2000), entre outros, esta pesquisa visa contribuir para a formação (inicial e continuada) do professor. Os resultados aspirados são um enriquecimento no ensino e aprendizagem da língua portuguesa, auxiliando no ensino e aprendizagem de língua portuguesa e na formação do aluno, já que a metodologia propõe a leitura crítica, análise linguístico-discursiva e produção escrita.

Biografia do Autor

Dione Márcia Alves de Moraes, Docente, Universidade Federal do Pará, Marajó-Breves, Pará, Brasil

Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal do Pará

Referências

Downloads

Publicado

07-09-2023

Como Citar

Moraes, D. M. A. de. (2023). Uma Proposta de Intervenção com o Gênero Charge no 9º Ano do Ensino Fundamental. Revista Letra Magna, 19(34), 43–59. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2325

Edição

Seção

Temática Livre