Questões Metodológicas na Pesquisa em Linguística de Texto
Palavras-chave:
Metodologia, Linguística de Texto, Gêneros TextuaisResumo
Este trabalho tem como objetivo principal apresentar reflexões sobre as metodologias empregadas nas pesquisas em Linguística de Texto. Nessa abordagem teórica, o texto é visto como objeto central sob um viés sócio cognitivo e interacional (Koch, 2005), em que fenômenos como a referenciação, a articulação textual e a intertextualidade, por exemplo, devem ser analisados com base na construção dos sentidos e da coerência textual. A justificativa para tal pesquisa é a ausência de caminhos consolidados quanto aos métodos de pesquisa na área. Assim, neste trabalho, pretendemos, por meio de uma metodologia bibliográfica revisional, retomar trabalhos já efetuados e traçar reflexões. Nossos resultados indicam que é possível adotar diferentes perspectivas nesse âmbito e que isso deve ser considerado pelo pesquisador da área.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.