Apresentação

Autores

  • Rubens Lacerda de Sá Instituto Federal de São Paulo, Letras, Cubatão, SP, Brasil

Palavras-chave:

Práxis Anticolonial

Resumo

Anja Rožen®, que é uma estudante adolescente de treze anos de Ravne na Koroškem, Eslovênia, tem uma visão bastante peculiar do que é a paz. Deu vida a essa visão através de sua arte, conquistando o 2021-22 Lions International Peace Poster Contest Grand Prize Winner. Para ela, “o desenho representa o planeta que nos conecta e nos une. Os humanos tecem juntos. Se um desiste, outros caem. Estamos todos ligados ao nosso planeta e uns aos outros, mas infelizmente, muitas vezes, não nos damos conta disso. Estamos tecidos um no outro. Ao meu lado, estão os que estão tecendo minha própria história e eu vou tecendo a deles”.

O desenho em tela foi usado para compor a capa do número trinta e três da Revista Letra Magna por entendermos que a arte e o argumento de Anja Rožen alinham-se ao incentivo para pensarmos em uma práxis anticolonial, cujo objetivo extrapola a identificação das violências e a continuidade da operação colonial. A meta deve ser a reversão do sofrimento que tem sido sistematicamente imposto à maior parcela da população ao longo dos séculos. Isso só é possível pela percepção do ser, pela valorização dos diferentes saberes e pela oposição ao poder dominante, que insiste em perpetuar a pensée unique norte-centrada.

Sendo assim, esperamos que os textos deste número nos ajudem a pensar em uma práxis que, no sentido freireano e marxista do termo, nos convida não apenas à reflexão, mas também à transformação do entorno que nos tece. Trata-se de uma práxis que deve ser ao mesmo tempo anticolonial, pois se presta ao desenho de estratégias que visem à reversão da dinâmica capitalista, colonialista e patriarcal.

Por conseguinte, nosso desejo, enquanto editores, é que a pletora de textos que entregamos aos nossos leitores os ajude a continuar persistindo, existindo e resistindo ou, como disse a jovem Anja Rožen, que possamos seguir tecendo e sendo tecidos juntos, pois “se um desiste, outros caem”.

Hi’ãite Pemoñe'ē Vy’Apópe!

Biografia do Autor

Rubens Lacerda de Sá, Instituto Federal de São Paulo, Letras, Cubatão, SP, Brasil

Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas

Referências

-

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

Sá, R. L. de. (2023). Apresentação. Revista Letra Magna, 19(33). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2315