A Importância das Relações Intersubjetivas no Processo de Alfabetização

Autores

  • Josa Coelho da Silva Irigoite Docente, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil
  • Amanda Oliveira Martins Docente, Centro de Educação Infantil São José II, São José, SC, Brasil

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação Infantil, Encontro, Linguagem, Relações Intersubjetivas

Resumo

Este estudo teve como tema as relações intersubjetivas / os encontros de professores e crianças no processo de alfabetização na Educação Infantil. O objetivo geral foi compreender possíveis implicações das relações intersubjetivas entre professor e crianças na Educação Infantil, constituindo encontros na concepção de Ponzio (2010), e o quanto essas relações seriam importantes no processo de alfabetização. Para tais reflexões, buscamos teorizações e conceitos da perspectiva histórico-cultural, com autores como Vigotski e Luria; conceitos teórico-epistemológicos como definição de sujeito (com base em Bakhtin), de encontro e das relações privadas (com base em Ponzio), além de documentos parametrizadores da Educação. Foi optado por um estudo qualitativo de enfoque documental (com base em Minayo, 2014), cuja geração de dados se deu a partir de relatórios de estágio. Com relação aos resultados, ressalta-se a importância das relações intersubjetivas, visto que são essas percepções que tornam possível o fazer docente com qualidade.

Biografia do Autor

Josa Coelho da Silva Irigoite, Docente, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Federal de Santa Catarina

Amanda Oliveira Martins, Docente, Centro de Educação Infantil São José II, São José, SC, Brasil

Graduação em Pedagogia, Universidade do Estado de Santa Catarina

Referências

Downloads

Publicado

07-09-2023

Como Citar

Irigoite, J. C. da S., & Martins, A. O. (2023). A Importância das Relações Intersubjetivas no Processo de Alfabetização. Revista Letra Magna, 19(34), 19–42. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2311