A Importância das Relações Intersubjetivas no Processo de Alfabetização
Palavras-chave:
Alfabetização, Educação Infantil, Encontro, Linguagem, Relações IntersubjetivasResumo
Este estudo teve como tema as relações intersubjetivas / os encontros de professores e crianças no processo de alfabetização na Educação Infantil. O objetivo geral foi compreender possíveis implicações das relações intersubjetivas entre professor e crianças na Educação Infantil, constituindo encontros na concepção de Ponzio (2010), e o quanto essas relações seriam importantes no processo de alfabetização. Para tais reflexões, buscamos teorizações e conceitos da perspectiva histórico-cultural, com autores como Vigotski e Luria; conceitos teórico-epistemológicos como definição de sujeito (com base em Bakhtin), de encontro e das relações privadas (com base em Ponzio), além de documentos parametrizadores da Educação. Foi optado por um estudo qualitativo de enfoque documental (com base em Minayo, 2014), cuja geração de dados se deu a partir de relatórios de estágio. Com relação aos resultados, ressalta-se a importância das relações intersubjetivas, visto que são essas percepções que tornam possível o fazer docente com qualidade.
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.