O Racismo e a Criança Negra na Educação Infantil
Palavras-chave:
relações raciais, educação infantil, racismo, prática pedagógicaResumo
O presente trabalho tem como tema a formação da identidade racial na criança negra durante a Educação Infantil e procurou debater como as práticas pedagógicas interferem na formação da identidade racial de crianças negras na Educação Infantil. Para essa investigação, foi realizada uma pesquisa bibliográfica baseada em autores como: Silva (2001), Afonso (1995), Almeida (2019), Silva (1999), Bento e Carone (2002), Berger e Luckmann (2004), Césaire (1978), Fazzi (2004), Fernandes (1972), também foram utilizados as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Educação das Relações Étnico-Racial. O objetivo geral é compreender como as práticas pedagógicas docentes podem favorecer o processo de formação da identidade racial, e os objetivos específicos são analisar a formação da identidade racial da criança negra, na educação infantil, estabelecer relações entre a socialização e a construção da autoimagem na criança negra e desvelar o papel da escola na formação da identidade racial dessa criança negra. Os resultados indicam, fatalmente para a contradição de que apesar de todo a avanço na legislação brasileira acerca do tema, estamos longe de termos um sistema educacional mais justo e igualitário, em que não sejam mais necessárias ações pedagógicas antirracistas que contribuam um crescimento psicologicamente saudável para crianças negras.
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