Formação de Professores em Contexto Educacional Bilíngue para Surdos

Revisitando Saberes sob Novos Paradigmas

Autores

  • Ediliz Aparecida Ferreira da Silva Docente, Secretaria Municipal de Educação, Guarulhos, SP, Brasil
  • Jaqueline Gomes de Souza Docente, Secretaria Municipal de Educação, São Paulo, SP, Brasil
  • Thiago Lázaro Pereira da Silva Docente, Secretaria Municipal de Educação, São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

decolonialidade, formação de professores, docência

Resumo

Durante um semestre letivo, na disciplina “Práxis decolonial em tempos de transumância e transiência”, discutimos aspectos epistemológicos da colonialidade à luz de autores como: Freire (1992, 2020), Quijano (2005), Mignolo (2019), Palermo (2019), Walsh (2010), Sousa Santos (2022), Maldonado-Torres (2007), dentre outros, que traremos à baila para refletir como operacionalizar pensamentos e práticas não-coloniais sobre a formação de professores. Mais especificamente, a nossa proposta consiste em revisitar (Pennycook, 1998) a dissertação de mestrado defendida por uma das autoras deste artigo  à luz dos conceitos estudados. Os dados apresentados mostram a necessidade latente de formação continuada e a escola, durante a jornada de trabalho, como um espaço viável para atender essa demanda. Como resultado, propusemos um olhar formativo de maneira não-essencializada ressaltando a importância de pensar a partir da ótica dos oprimidos, encontrando fendas para que possamos erguer nossas vozes e sermos ouvidos.

Biografia do Autor

Ediliz Aparecida Ferreira da Silva, Docente, Secretaria Municipal de Educação, Guarulhos, SP, Brasil

Especialização em Educação em Direitos Humanos, Universidade Federal do ABC

Jaqueline Gomes de Souza, Docente, Secretaria Municipal de Educação, São Paulo, SP, Brasil

Mestrado em Educação e Saúde, Universidade Federal de São Paulo

Thiago Lázaro Pereira da Silva, Docente, Secretaria Municipal de Educação, São Paulo, SP, Brasil

Especialização em Metodologia do Ensino, Centro Universitário Internacional

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

Silva, E. A. F. da, Souza, J. G. de, & Silva, T. L. P. da. (2023). Formação de Professores em Contexto Educacional Bilíngue para Surdos: Revisitando Saberes sob Novos Paradigmas. Revista Letra Magna, 19(33). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2288