A Formação do Sujeito Cognocente e Sua Subjetividade a Partir da Aquisição da Linguagem
Palavras-chave:
Aquisição da Linguagem, Sujeito Cognocente, SubjetividadeResumo
No presente trabalho buscamos esclarecer como ocorre o processo ensino aprendizagem da linguagem, seja ela oral ou escrita, e a sua relação com a formação do sujeito cognocente que torna-se capaz de definir sua própria subjetividade a partir da autonomia adquirida nas relações interpessoais e assim expressar seus pensamentos e fazer-se cidadão crítico, tendo como base as teorias de Jean Piaget, a Epistemologia Genética, Emília Ferreiro, a Psicogênese da língua escrita e Noam Chomsky.
Referências
BALESTRA. Maria M. M. A psicopedagogia em Piaget: uma ponte para a educação da liberdade. Curitiba. Ibpex. 2007.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico – o que é e como se faz?. 39o Ed. São Paulo. Loyola. 2005.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo. Scipione. 2010.
CHOMSKY, Noam. Linguagem e Mente. 3o Ed. São Paulo. UNESP. 2009.
FERREIRO, Emília.TEBEROSKY, Ana.Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre. Artmed. 2007.
FERRATER MORA, J., Dicionário de Filosofia, Tomo I, Edições Loyola, São Paulo, 2001. FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo. Contexto. 12a ed. 2003.
KOCH, IngedoreGrunfeld Villaça. Argumentação e linguagem. São Paulo. Cortez. 6a ed. 2000. LALANDE, A., Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia, Martins Fontes, 3a edição, 1999, SP. MARINHO, Hermínia Regina B. (org). Pedagogia do movimento: universo lúdico e psicomotricidade.2a Ed. Curitiba. IBPEX. 2007.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso – princípios e procedimentos. São Paulo. Pontes. 5a ed. 2003.
ORLANDI, Eni Puccinelli. O que é linguística?.2o Ed. São Paulo.Ed Brasiliense. 2009.
PIAGET, Jean. Epistemologia Genética. 4o Ed. São Paulo. Martins Fontes. 2012.
ROSSLER, João Henrique. Sedução e Alienação no Discurso Construtivista. São Paulo. Autores Associados. 2006.
SAUSSURE, F. de. Curso de Linguística Geral. 2o. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.
SEABRA, Karla. SOUZA, Sandra. Educação Infantil. Vol. Único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
SEBER, Maria da Glória. A escrita infantil. O caminho da construção. São Paulo. Scipione. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.