Representações e Práticas Discursivas na Publicidade
Palavras-chave:
Representações, Gênero, PublicidadeResumo
Este estudo visa a analisar as representações mais sociais ou individuais presentes em uma peça publicitária do veículo JEEP. A partir do estudo das linguagens verbal e não verbal, presentes na publicidade JEEP, estabelecemos um diálogo interdisciplinar entre abordagens textuais-discursivas e psico-sociais. Posto isso, seguindo uma metodologia de análise linguístico-textual e discursiva, procurar- se-á mapear escolhas lexicais, e, também, imagens, que no interior de um universo textual, orientam unidades de sentido que podem vir a invocar representações mais sociais ou individuais veiculadas ao texto. A partir desse mapeamento, mostrar-se-á de que forma a interação dinâmica de vários recursos multimodais pode contribuir para descrever tanto as representações sociais (depreendidas a partir da análise da peça publicitária produzida numa cultura brasileira) quanto as individuais, relacionadas à própria marca. As análises empreendidas em trabalhos com esses focos podem revelar pistas importantes de olhares singulares referentes à comunicação, sobretudo, no que se refere às implicações orientadoras de fortalecimento e divulgação das culturas institucionais e organizacionais. Pesquisas prévias evidenciam a construção de representações que atestam espécies de ‘simulacros comunicativos’ que podem vir a ter um papel persuasivo determinante no agir institucional, ancorado num produto e/ou marca. As primeiras, materializadas por estruturas linguísticas e letra da música, com características mais estáticas, estão, sobretudo, relacionadas a trechos de discurso teórico. As demais, semiotizadas por imagens em movimento, constituem estruturas narrativas acionais, demonstrando a representação veiculada ao próprio veículo, individualizando-o dos demais. Todos esses recursos multisemióticos estão a serviço de uma visada persuasiva do texto em análise.
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