A Representação Histórica de “O Cortiço”
Um Retrato do Brasil do Fim do Segundo Império
Palavras-chave:
Realismo, Cortiço, BrasilResumo
O presente artigo visa apresentar reflexões sobre a obra literária O cortiço de Aluísio Azevedo vinculando a história do Brasil no final do século XIX, considerando que esta é destacada como uma alegoria do Brasil nesta época, além de ser renomada como a melhor representante do movimento naturalista brasileiro. Observa-se que os valores e as relações sociais citadas na ficção da obra estavam presentes no contexto vivido pelo país, ou seja, temos um interessante cenário da sociedade brasileira a explorar.
Referências
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e cultura. São Paulo. USP, 1972.
COSTA, Luciana Daniele. A importância da literatura na sala de aula. Dados disponíveis em: http://literatura.uol.com.br/literatura/figuras-linguagem/37/ artigo225090-1.asp. Acesso em 06 de janeiro de 2016.
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Porto Alegre: L&PM, 2015.
CAMPEDELLI, Samira Yousseff. Literaturas: brasileira e portuguesa: volume único/Samira Yousseff Campedelli, Jésus Barbosa Souza. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.
MOURA, Esmeralda Blanco B. de. Mulheres e Menores no Trabalho Industrial: os fatores sexo e idade na dinâmica do capital. Rio Grande do Sul, Editora Vozes, 1982.
SANTOS, Afonso Carlos Marques dos. “Do Livramento ao Cosme Velho: o Rio de Machado de Assis”. Dados disponíveis em: <http://www.ufjf.br/revistaipotesi/ files/2009/12/Do-Livramento- ao-Cosme-Velho.pdf>. Acesso em 06/01/2016.
ARAÚJO, Felipe. Realismo no Brasil. Dados disponíveis em: http://www.infoescola.com/literatura/realismo-no-brasil/. Acesso em 06 de janeiro de 2016.
BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 36 ed. São Paulo: Cultrix, 1994.
VERÍSSIMO, J. História da Literatura Brasileira: de Bento Teixeira (1601) a Machado de Assis (1908). São Paulo: Letras & Letras, 1998.
D’ONOFRIO, Salvatore. História da Literatura Ocidental: Autores e Obras Fundamentais. São Paulo: Ática, 1995.
AGUIAR, M. F.; NACHTIGALL,O. B.; VARGAS, P. P.; SCHUSSLER, R. O cortiço de Aluísio Azevedo: um retrato histórico da mulher promíscua na república velha (1890-1920). Revista Historiador. Número 01. Ano 01. Dez. 2008. Disponível em http://www.historialivre.com/revistahistoriador.Data de acesso: 06 de janeiro de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.