A Representação Histórica de “O Cortiço”

Um Retrato do Brasil do Fim do Segundo Império

Autores

  • Camila Elis Fritsch Prefeitura Municipal de Feliz, Departamento de Pedagogia, Feliz, RS, Brasil

Palavras-chave:

Realismo, Cortiço, Brasil

Resumo

O presente artigo visa apresentar reflexões sobre a obra literária O cortiço de Aluísio Azevedo vinculando a história do Brasil no final do século XIX, considerando que esta é destacada como uma alegoria do Brasil nesta época, além de ser renomada como a melhor representante do movimento naturalista brasileiro. Observa-se que os valores e as relações sociais citadas na ficção da obra estavam presentes no contexto vivido pelo país, ou seja, temos um interessante cenário da sociedade brasileira a explorar.

Biografia do Autor

Camila Elis Fritsch, Prefeitura Municipal de Feliz, Departamento de Pedagogia, Feliz, RS, Brasil

Especialização em Gestão Escolar, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Referências

CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e cultura. São Paulo. USP, 1972.

COSTA, Luciana Daniele. A importância da literatura na sala de aula. Dados disponíveis em: http://literatura.uol.com.br/literatura/figuras-linguagem/37/ artigo225090-1.asp. Acesso em 06 de janeiro de 2016.

AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Porto Alegre: L&PM, 2015.

CAMPEDELLI, Samira Yousseff. Literaturas: brasileira e portuguesa: volume único/Samira Yousseff Campedelli, Jésus Barbosa Souza. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

MOURA, Esmeralda Blanco B. de. Mulheres e Menores no Trabalho Industrial: os fatores sexo e idade na dinâmica do capital. Rio Grande do Sul, Editora Vozes, 1982.

SANTOS, Afonso Carlos Marques dos. “Do Livramento ao Cosme Velho: o Rio de Machado de Assis”. Dados disponíveis em: <http://www.ufjf.br/revistaipotesi/ files/2009/12/Do-Livramento- ao-Cosme-Velho.pdf>. Acesso em 06/01/2016.

ARAÚJO, Felipe. Realismo no Brasil. Dados disponíveis em: http://www.infoescola.com/literatura/realismo-no-brasil/. Acesso em 06 de janeiro de 2016.

BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 36 ed. São Paulo: Cultrix, 1994.

VERÍSSIMO, J. História da Literatura Brasileira: de Bento Teixeira (1601) a Machado de Assis (1908). São Paulo: Letras & Letras, 1998.

D’ONOFRIO, Salvatore. História da Literatura Ocidental: Autores e Obras Fundamentais. São Paulo: Ática, 1995.

AGUIAR, M. F.; NACHTIGALL,O. B.; VARGAS, P. P.; SCHUSSLER, R. O cortiço de Aluísio Azevedo: um retrato histórico da mulher promíscua na república velha (1890-1920). Revista Historiador. Número 01. Ano 01. Dez. 2008. Disponível em http://www.historialivre.com/revistahistoriador.Data de acesso: 06 de janeiro de 2016.

Downloads

Publicado

27-02-2017

Como Citar

Fritsch, C. E. (2017). A Representação Histórica de “O Cortiço”: Um Retrato do Brasil do Fim do Segundo Império. Revista Letra Magna, 13(20). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2263

Edição

Seção

Artigos