A Aula de Língua Materna Como Macro Gênero do Discurso
A Produção de Micro Gêneros Orais em Situações de Letramento em Contexto de Ensino-Aprendizagem
Palavras-chave:
Produção Enunciativa, Gêneros do Discurso, Letramento, Ensino-AprendizagemResumo
Partindo da noção de língua/linguagem enquanto objeto concreto e dinâmico de comunicação humana, agregamos essa discussão nas concepções de Bakhtin/Volochínov (2003 [1929]), onde linguagem e sociedade são aspectos indissociáveis, e que a interação humana é composta por produções enunciativas. Sabe- se que a palavra possui uma significação de imensa abrangência, uma vez que a mesma se estabelece como objeto de comunicação quando, no processo interacional, estimula a produção de compreensões responsivas ativas, e se concretiza como enunciado. Diante disso, a produção interacional/enunciativa nunca é igual, porém, a mesma é oriunda de outros discursos já produzidos através do contato com o discurso alheio. Por esse fato, Bakhtin (2003) considera que as teias enunciativas são atribuídas por forças sócio- históricas e, além disso, são relativamente estáveis, operando, na comunicação humana, como gêneros do discurso, que se constituem, como assinala Miller (1984, 1994), em sentido macro e micro. Nessa perspectiva, direcionando essas reflexões ao processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa como língua materna, consideramos que a aula opera significativamente quando estimula a produção de gêneros mediadores, principalmente na modalidade oral da linguagem, o que, segundo alguns estudos (LIMA, 2010; OSIAS, 2010), passa despercebido por muitos docentes. Uma das causas nas quais pode se empregar esse fato cientificamente comprovado, é a ausência de eventos e práticas de letramento em sala de aula, os/as quais trazem ricas contribuições para o ensino quando se inter-relaciona escola e sociedade, congregando valores sociais, políticos, linguísticos etc. para o desenvolvimento progressivo dos alunos. Nesse sentido, a proposta desse estudo é contribuir para o ensino e a formação de professores de língua materna das seguintes formas: apontar a aula como macro gênero do discurso, expandir as discussões sobre os estudos de letramento no Brasil, e, por fim, influenciar o uso dos gêneros orais no processo de ensino-aprendizagem, no intuito de desenvolver cada vez mais a competência comunicativa de indivíduos críticos e atuantes em sociedade.
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