Dialogismo, Polifonia e Prática Discursiva
Possibilidades de Análise
Palavras-chave:
Relatórios de Estágio, Produção de Sentidos, Dialogismo, Polifonia, Prática DiscursivaResumo
Este texto apresenta o recorte de um estudo sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Neste recorte, apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras Língua Portuguesa da disciplina de Estágio III - que ministramos na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Tratamos o entendimento do que seja a produção, a circulação e a recepção de um relatório de estágio a partir de conceitos como dialogismo, polifonia e prática discursiva. Embasados em teóricos como Bakhtin\Volochinov (2010), Ducrot (1987) e Maingueneau (1997, 2008), nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Nosso objetivo consiste em refletir sobre a construção linguística nos relatórios de estágio como produção de sentido em determinada prática discursiva, relacionando com as concepções de dialogismo e polifonia. Com a discussão feita, concluímos que a produção de uma discussão por meio das concepções de dialogismo, polifonia e prática discursiva pode ajudar-nos a entender o porquê de o estagiário “dizer o que diz” produzindo sentidos diversos na constituição linguística de seu relatório de estágio.
Referências
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V. N. A interação Verbal. In. ________. Marxismo e
Filosofia da Linguagem. 14 ed., São Paulo: HUCITEC, 2010, p. 114-132.
CNPq (458449/2014-8)(Chamada Universal MCTI/CNPq no 14/2014). Projeto de Pesquisa: A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, da Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento (FAIRCHILD, Thomas Massao). Brasil, Costa Rica e Honduras: 2014.
DUCROT, Oswald. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In. ________. O dizer e o dito. Campinas, São Paulo: Pontes, 1987, p. 161-222.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. 3a ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1997.
___________________. Gêneses do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.