Dialogismo, Polifonia e Prática Discursiva

Possibilidades de Análise

Autores

  • Dione Márcia Alves de Moraes Universidade Federal do Pará, Departamento de Língua Portuguesa, Marajó-Breves, PA, Brasil

Palavras-chave:

Relatórios de Estágio, Produção de Sentidos, Dialogismo, Polifonia, Prática Discursiva

Resumo

Este texto apresenta o recorte de um estudo sobre a escrita de futuros professores e a sua relação com a produção de conhecimento nas universidades. Neste recorte, apresentamos o estudo desenvolvido com discentes da turma de Letras Língua Portuguesa da disciplina de Estágio III - que ministramos na Universidade Federal do Pará (UFPA) campus de Marajó-Breves. Tratamos o entendimento do que seja a produção, a circulação e a recepção de um relatório de estágio a partir de conceitos como dialogismo, polifonia e prática discursiva. Embasados em teóricos como Bakhtin\Volochinov (2010), Ducrot (1987) e Maingueneau (1997, 2008), nossa pesquisa procura discutir a produção escrita universitária a partir da perspectiva da análise do discurso e se configura como uma pesquisa ação. Nosso objetivo consiste em refletir sobre a construção linguística nos relatórios de estágio como produção de sentido em determinada prática discursiva, relacionando com as concepções de dialogismo e polifonia. Com a discussão feita, concluímos que a produção de uma discussão por meio das concepções de dialogismo, polifonia e prática discursiva pode ajudar-nos a entender o porquê de o estagiário “dizer o que diz” produzindo sentidos diversos na constituição linguística de seu relatório de estágio.

Biografia do Autor

Dione Márcia Alves de Moraes, Universidade Federal do Pará, Departamento de Língua Portuguesa, Marajó-Breves, PA, Brasil

Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários, Universidade Federal do Pará

Referências

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, V. N. A interação Verbal. In. ________. Marxismo e

Filosofia da Linguagem. 14 ed., São Paulo: HUCITEC, 2010, p. 114-132.

CNPq (458449/2014-8)(Chamada Universal MCTI/CNPq no 14/2014). Projeto de Pesquisa: A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, da Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento (FAIRCHILD, Thomas Massao). Brasil, Costa Rica e Honduras: 2014.

DUCROT, Oswald. Esboço de uma teoria polifônica da enunciação. In. ________. O dizer e o dito. Campinas, São Paulo: Pontes, 1987, p. 161-222.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. 3a ed. Campinas, São Paulo: Pontes, 1997.

___________________. Gêneses do Discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

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Publicado

27-02-2017

Como Citar

Moraes, D. M. A. de. (2017). Dialogismo, Polifonia e Prática Discursiva: Possibilidades de Análise. Revista Letra Magna, 13(20). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2261

Edição

Seção

Artigos