A Presença Feminina na Obra “Rios e Barrancos do Acre”, de Mário Maia

Autores

  • Ruth Negreiros da Silva Universidade Federal do Acre, Secretariado Executivo, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil

Palavras-chave:

Seringal, Mulher, Borracha

Resumo

O presente trabalho se propõe a refletir acerca da presença da mulher nos seringais da Amazônia, especificamente acreanos, a partir de uma abordagem da obra Rios e Barrancos do Acre, de autoria de Mário Maia, tomando como base os debates realizados na disciplina Linguagem, Sociedade e Diversidade Amazônica do Programa de Pós-Graduação em Letras Linguagens e Identidades da Universidade Federal do Acre. Para tanto, lança-se mão de pesquisa bibliográfica visando fazer o levantamento dos dados pertinentes à presença da mulher nos seringais, bem como a sua participação e influência histórica e social no processo de desenvolvimento da cultura de produção da borracha. Há uma ideia de ausência feminina durante o período dos grandes ciclos de extração e produção gomífera, e, quando a mulher aparece, é mostrada apenas como vítima e sem função social nenhuma. Tenta-se descontruir tais conceitos a partir da análise da obra supracitada, associando a ela os dados trazidos por Perrot (1992), Wolff (1999), Del Priore (2004) e Pizarro (2012). Outros nomes foram utilizados para ilustrar os apontamentos apresentados como Reis (1953), Jim Sharpe (1992), Brandão (2006), Cunha (2009) Tocantins (2011) e Fares (2013).

Biografia do Autor

Ruth Negreiros da Silva, Universidade Federal do Acre, Secretariado Executivo, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil

Mestrado em Letras, Linguagem e Identidade, Universidade Federal do Acre

Referências

BRANDÃO, Ruth Silviano Brandão. Mulher ao pé da letra: A personagem feminina na literatura. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

CUNHA, Manuela Carneiro da. Tastevin, Parrissier: Fontes sobre índios e seringueiros do Alto Juruá. Rio de Janeiro: Museu do Índio: 2009. (Série Monografias).

DEL PRIORE, Mary. História das mulheres no Brasil. 7. ed. São Paulo: Contexto 2004.

FARES, Josebel Akel. Imagens da Matinta Perera em contexto amazônico. In: FERNANDES, Frederico Augusto Garcia (org.). Oralidade e literatura: manifestações e abordagens no Brasil. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2013. (p. 41-62)

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio Século XXI: o minidicionário da língua portuguesa. 5a ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MAIA, Mário. Rios e Barrancos do Acre. 3. ed. Niterói: 1978.

PERROT, Michelle. Os Excluídos da história: operários, mulheres, prisioneiros. Traduzido por

Denise Bottman. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1992.

PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio. Traduzido por Rômulo Monte Alto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

REIS, Arthur Cezar Ferreira. O seringal e o seringueiro. Rio de Janeiro: Serviço de Informação Agrícola, 1953.

SHARPE, Jim. A História vista de baixo. In: BURKE, Peter (org.). A escrita da História. São Paulo: editora da Unesp, 1992.

TOCANTIS, Leandro. Formação histórica do Acre. 4. ed. Brasília: Senado Federal, 2011. 2v.

WOLLF SCHEIBE, Cristina. Mulheres da Floresta: uma história, Alto Juruá, Acre (1890-1945). São Paulo: Hucitec, 1999.

Downloads

Publicado

27-02-2017

Como Citar

Silva, R. N. da. (2017). A Presença Feminina na Obra “Rios e Barrancos do Acre”, de Mário Maia. Revista Letra Magna, 13(20). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2260

Edição

Seção

Artigos