“Ceto dia dois colega sairo para pasia…”
Uma Análise de Marcas da Oralidade no Processo de Escrita de Alunos do 5º Ano
Palavras-chave:
Marcas da Oralidade, Aquisição da Escrita, Ensino da LínguaResumo
O processo de aquisição da escrita não acontece em um único momento, mas de forma gradativa. A criança constrói e reconstrói hipóteses no processo de aprendizagem, passando por várias etapas até chegar à escrita alfabética. Assim, esta pesquisa teve por objetivo descrever e analisar as marcas da oralidade operadas por alunos do 5oano no processo de escrita, bem como proceder com intervenções a fim de ameniza-las. Para isso, foram desenvolvidas oficinas de produção textual explorando o processo da reescrita coletiva. Quanto às marcas da oralidade identificadas, estas foram classificadas em categorias de erros, a luz dos estudos de Cagliari (2003) para compreender o porquê daquelas manifestações evitando qualquer tipo de preconceito. A base teórica é composta por estudos que tratam da relação entre oralidade e escrita, como Marcushi (2007;2008), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (2007), Costa (2005), Maciel (2013), além de Ferreiro (2001;2003), Koch (1998;2002), Cagliari (2003), Massini-Cagliari (1999), Fayol (2014) que refletem sobre o processo de escrita. Observou-se que no processo de reescrita, os alunos apresentaram um avanço quanto à redução das marcas da oralidade nas produções textuais. Ao reescrever, com o monitoramento da professora-pesquisadora, os discentes fizeram acréscimos, substituições e reduções de palavras, sem alterar a essência da narrativa.
Referências
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