“Ceto dia dois colega sairo para pasia…”

Uma Análise de Marcas da Oralidade no Processo de Escrita de Alunos do 5º Ano

Autores

  • Fernanda Viana Castro Instituto Federal do Piauí, Departamento de Língua Portuguesa, Paulistana, PI, Brasil
  • Rossana Regina Guimarães Ramos Henz Universidade de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Petrolina, PE, Brasil

Palavras-chave:

Marcas da Oralidade, Aquisição da Escrita, Ensino da Língua

Resumo

O processo de aquisição da escrita não acontece em um único momento, mas de forma gradativa. A criança constrói e reconstrói hipóteses no processo de aprendizagem, passando por várias etapas até chegar à escrita alfabética. Assim, esta pesquisa teve por objetivo descrever e analisar as marcas da oralidade operadas por alunos do 5oano no processo de escrita, bem como proceder com intervenções a fim de ameniza-las. Para isso, foram desenvolvidas oficinas de produção textual explorando o processo da reescrita coletiva. Quanto às marcas da oralidade identificadas, estas foram classificadas em categorias de erros, a luz dos estudos de Cagliari (2003) para compreender o porquê daquelas manifestações evitando qualquer tipo de preconceito. A base teórica é composta por estudos que tratam da relação entre oralidade e escrita, como Marcushi (2007;2008), Bortoni-Ricardo (2005), Bagno (2007), Costa (2005), Maciel (2013), além de Ferreiro (2001;2003), Koch (1998;2002), Cagliari (2003), Massini-Cagliari (1999), Fayol (2014) que refletem sobre o processo de escrita. Observou-se que no processo de reescrita, os alunos apresentaram um avanço quanto à redução das marcas da oralidade nas produções textuais. Ao reescrever, com o monitoramento da professora-pesquisadora, os discentes fizeram acréscimos, substituições e reduções de palavras, sem alterar a essência da narrativa.

Biografia do Autor

Fernanda Viana Castro, Instituto Federal do Piauí, Departamento de Língua Portuguesa, Paulistana, PI, Brasil

Mestrado em Letras, Universidade de Pernambuco

Rossana Regina Guimarães Ramos Henz, Universidade de Pernambuco, Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Petrolina, PE, Brasil

Doutorado em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Referências

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Publicado

27-02-2017

Como Citar

Castro, F. V., & Henz, R. R. G. R. (2017). “Ceto dia dois colega sairo para pasia…”: Uma Análise de Marcas da Oralidade no Processo de Escrita de Alunos do 5º Ano. Revista Letra Magna, 13(20). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2259

Edição

Seção

Artigos