Revisitando Velhos Percalços

A Abordagem da Variação Linguística nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa

Autores

  • Marcus Garcia de Sene Universidade Federal de Roraima, Programa de Pós-graduação em Letras, Boa Vista, RR, Brasil
  • Manoel Crispiniano Alves da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Feira de Santana, BA, Brasil
  • Silvana Silva de Farias Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Letras e Artes, Feira de Santana, BA, Brasil

Palavras-chave:

Variação Linguística, Livro Didático, Ensino de Língua

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar o tratamento da variação linguística em livros didáticos de português do Ensino Fundamental II e suscitar uma reflexão sobre a necessidade do tratamento desse fenômeno nesses materiais. Buscamos verificar, ainda, se o livro didático discute a variação linguística, compreendendo-a como resultado de uma diversidade de fatores socioculturais de uma comunidade linguística e, principalmente, garantindo um olhar cuidadoso acerca das variedades linguísticas em geral. O corpus analisado é composto por dois livros de uma coleção aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático no ano de 2014, estas são de autoria de Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin, Vera Marchezi. A pesquisa insere-se no diálogo entre a Sociolinguística e o ensino de língua materna. Para obtenção dos resultados, utilizamos a metodologia pautada na pesquisa descritivo-bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que ambos os volumes apresentam uma preocupação em incorporar os estudos linguísticos à heterogeneidade e diversidade linguística, fundamentados pela sociolinguística. A esse respeito, esclarecemos que o material do 6o Ano está um passo à frente em relação ao material do 9o ano que apresenta uma discussão bem superficial sobre o tema.

Biografia do Autor

Marcus Garcia de Sene, Universidade Federal de Roraima, Programa de Pós-graduação em Letras, Boa Vista, RR, Brasil

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa, Universidade Estadual Paulista

Manoel Crispiniano Alves da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Feira de Santana, BA, Brasil

Mestrado em Estudos Linguísticos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Silvana Silva de Farias Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Letras e Artes, Feira de Santana, BA, Brasil

Doutorado em Língua e Cultura, Universidade Federal da Bahia

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Publicado

27-02-2017

Como Citar

Sene, M. G. de, Silva, M. C. A. da, & Araújo, S. S. de F. (2017). Revisitando Velhos Percalços: A Abordagem da Variação Linguística nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa. Revista Letra Magna, 13(20). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2258

Edição

Seção

Artigos