Revisitando Velhos Percalços
A Abordagem da Variação Linguística nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Variação Linguística, Livro Didático, Ensino de LínguaResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar o tratamento da variação linguística em livros didáticos de português do Ensino Fundamental II e suscitar uma reflexão sobre a necessidade do tratamento desse fenômeno nesses materiais. Buscamos verificar, ainda, se o livro didático discute a variação linguística, compreendendo-a como resultado de uma diversidade de fatores socioculturais de uma comunidade linguística e, principalmente, garantindo um olhar cuidadoso acerca das variedades linguísticas em geral. O corpus analisado é composto por dois livros de uma coleção aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático no ano de 2014, estas são de autoria de Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin, Vera Marchezi. A pesquisa insere-se no diálogo entre a Sociolinguística e o ensino de língua materna. Para obtenção dos resultados, utilizamos a metodologia pautada na pesquisa descritivo-bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Os resultados apontaram que ambos os volumes apresentam uma preocupação em incorporar os estudos linguísticos à heterogeneidade e diversidade linguística, fundamentados pela sociolinguística. A esse respeito, esclarecemos que o material do 6o Ano está um passo à frente em relação ao material do 9o ano que apresenta uma discussão bem superficial sobre o tema.
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