Havia Uma Leitura no Meio do Caminho da Pessoa Surda
Considerações Acerca da Aquisição da Língua Portuguesa como Segunda Língua
Palavras-chave:
Leitura, Língua Portuguesa, LibrasResumo
A leitura é uma ferramenta fundamental para uma participação ativa na sociedade, pois ela oferece o acesso à educação e à cultura e, consequentemente, a integração social. O panorama da educação dos surdos nos remete aos repetidos insucessos de crianças, jovens e adultos na aquisição dos conhecimentos que circulam na escola, enfatizando a língua portuguesa escrita como veiculo de acesso para as outras disciplinas. Os PCNs de língua portuguesa mencionam que os alunos, ao concluírem o ensino fundamental, deverão estar familiarizados com as atividades de leitura, no entanto, os alunos surdos, conforme as pesquisas de Garolla e Chiari, geralmente, não atingem esses níveis. Diante dessas colocações, o objetivo desse trabalho é refletir sobre as principais dificuldades encontradas por esses alunos no processo de aquisição da leitura em língua portuguesa. A pesquisa qualitativa documental representa a base para esse estudo e como referencial teórico nos fundamentamos em Moraes e Cavalcanti; Vygotsky; Bakhtin; Leffa; Koch; Cavalcanti e Kleiman; Sim-Sim, Duarte e Ferraz, Goes, Quadros, Fernandes, Lodi, dentre outros. Esperamos que a discussão estabelecida direcione os profissionais que atuam na educação de surdos para revisar as estratégias utilizadas nesse processo. Esperamos facilitar a criação de novas perspectivas para o ensino de surdos, além de contribuir para a valorização da leitura como estratégia que permite a ampliação do conhecimento de mundo e a melhoria do capital linguístico dos surdos.
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