Havia Uma Leitura no Meio do Caminho da Pessoa Surda

Considerações Acerca da Aquisição da Língua Portuguesa como Segunda Língua

Autores

  • Izabelly Correia dos Santos Brayner Universidade Católica de Pernambuco, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Recife, PE, Brasil
  • Wanilda Maria Alves Cavalcanti Universidade Católica de Pernambuco, Departamento de Psicologia, Recife, PE, Brasil
  • Matheus Lucas de Almeida Universidade Católica de Pernambuco, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Recife, PE, Brasil

Palavras-chave:

Leitura, Língua Portuguesa, Libras

Resumo

A leitura é uma ferramenta fundamental para uma participação ativa na sociedade, pois ela oferece o acesso à educação e à cultura e, consequentemente, a integração social. O panorama da educação dos surdos nos remete aos repetidos insucessos de crianças, jovens e adultos na aquisição dos conhecimentos que circulam na escola, enfatizando a língua portuguesa escrita como veiculo de acesso para as outras disciplinas. Os PCNs de língua portuguesa mencionam que os alunos, ao concluírem o ensino fundamental, deverão estar familiarizados com as atividades de leitura, no entanto, os alunos surdos, conforme as pesquisas de Garolla e Chiari, geralmente, não atingem esses níveis. Diante dessas colocações, o objetivo desse trabalho é refletir sobre as principais dificuldades encontradas por esses alunos no processo de aquisição da leitura em língua portuguesa. A pesquisa qualitativa documental representa a base para esse estudo e como referencial teórico nos fundamentamos em Moraes e Cavalcanti; Vygotsky; Bakhtin; Leffa; Koch; Cavalcanti e Kleiman; Sim-Sim, Duarte e Ferraz, Goes, Quadros, Fernandes, Lodi, dentre outros. Esperamos que a discussão estabelecida direcione os profissionais que atuam na educação de surdos para revisar as estratégias utilizadas nesse processo. Esperamos facilitar a criação de novas perspectivas para o ensino de surdos, além de contribuir para a valorização da leitura como estratégia que permite a ampliação do conhecimento de mundo e a melhoria do capital linguístico dos surdos.

Biografia do Autor

Izabelly Correia dos Santos Brayner, Universidade Católica de Pernambuco, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Recife, PE, Brasil

Doutorado em Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco

Wanilda Maria Alves Cavalcanti, Universidade Católica de Pernambuco, Departamento de Psicologia, Recife, PE, Brasil

Doutorado em Salud y Familia, Universidad de Deusto, Espanha

Matheus Lucas de Almeida, Universidade Católica de Pernambuco, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Recife, PE, Brasil

Mestrado em Linguística e Ensino, Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

27-02-2017

Como Citar

Brayner, I. C. dos S., Cavalcanti, W. M. A., & Almeida, M. L. de. (2017). Havia Uma Leitura no Meio do Caminho da Pessoa Surda: Considerações Acerca da Aquisição da Língua Portuguesa como Segunda Língua. Revista Letra Magna, 13(20). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2257

Edição

Seção

Artigos