Gramaticalização

Um Estudo Diacrônico ou Sincrônico?

Autores

  • Raissa Gonçalves de Andrade Moreira Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós Graduação em Linguística, João Pessoa, PB, Brasil

Palavras-chave:

Língua, Linguística Funcional, Gramaticalização

Resumo

A língua percorre um caminho de transformações que são provocadas por um desejo de comunicação. Com base nessa premissa, a teoria da gramaticalização desenvolveu-se no contexto da linguística funcional a partir dos anos de 1970, quando houve um resgate do papel das transformações diacrônicas nas explicações da sintaxe. Pensando sobre essa mobilidade da língua, a proposta deste artigo é investigar a gramaticalização seja como um processo diacrônico ou sincrônico. O objetivo anteriormente elencado se justifica pelo fato que dentre os vários processos de mudança linguística, a gramaticalização é considerada um dos mais comuns que se tem observado nas línguas em geral. A constate renovação do sistema linguístico – percebida sobretudo pelo surgimento de novas funções já existentes – traz a noção de gramática emergente. Para isso, o presente trabalho fez uma breve revisão bibliográfica sobre a gramaticalização – na ótica do funcionalismo – e o seu processo sincrônico ou diacrônico.

Biografia do Autor

Raissa Gonçalves de Andrade Moreira, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós Graduação em Linguística, João Pessoa, PB, Brasil

Mestrado em Linguística, Universidade Federal da Paraíba

Referências

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Publicado

27-02-2017

Como Citar

Moreira, R. G. de A. (2017). Gramaticalização: Um Estudo Diacrônico ou Sincrônico?. Revista Letra Magna, 13(20). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2256

Edição

Seção

Artigos