As Escolhas Verbais e o Ensino de Verbos nas Aulas de ELE
Uma Breve Reflexão Desde o Ponto de Vista Filosófico
Palavras-chave:
Verbos, Espanhol como Língua Estrangeira, Escolhas Verbais, EstilísticaResumo
O presente trabalho tem por finalidade promover uma breve reflexão acerca das escolhas verbais efetuadas pelos falantes no ato da comunicação, com base em algumas discussões sobre a concepção de diálogo de diferentes filósofos. Dessa forma, respaldamo-nos, principalmente, em algumas considerações de Cassirer (2011) e de Bahktin (2003; 2013), com o objetivo de estabelecer uma possível relação de tais conceitos com o tema do ensino de verbos nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE).
Referências
AGOSTINHO. Confissões. Livro XI. 2. ed. Trad. Arnaldo do Espírito Santo, João Beato e Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, p. 285-317, 2004.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. ______. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo: Editora 34, 2013.
BECHARA, Evanildo. Ensino da gramática. Opressão? Liberdade? 12. ed. São Paulo: Ática, 2006.
CASSIRER, Ernest. Linguagem e mito. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 2011. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2010.
ESCANDELL VIDAL, M. Victoria. Introducción a la pragmática. Barcelona:
Anthropos; Madrid. Universidad Nacional de Educación a Distancia, 1993.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo.
ed. São Paulo: Ática, 2005.
HYMES, Dell. Acerca de la competencia comunicativa. In : Llobera et al. Competência comunicativa: documentos básicos en la enseñanza de lenguas extranjeras. Madrid:
Edelsa, p. 27-46, 2000.
MATTE BON, Francisco. De nuevo la gramática. In: MarcoELE: Revista de didáctica ELE, n. 11, p. 246-266, 2010. Disponível em: <http://marcoele.com/descargas/navas/11.matte.pdf>. Acesso em: 30 dez 2012.
______. Hacia una gramática de los porqués y de los cómos. In: MarcoELE: Revista de didáctica ELE, n. 8, p. 75-81, 2009. Disponível em: <http://marcoele.com/descargas/expolingua1994_matte.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2012.
NEVES, Maria Helena de Moura. A gramática: história, teoria, análise, ensino. São Paulo: Editora UNESP, 2002.
SÁNCHEZ PÉREZ, Aquilino. Los métodos en la enseñanza de idiomas: evolución histórica y análisis didáctico. 2. ed. Madrid: SGEL, 2000. (1. ed. 1997).
SOLER, C. A. ¿Comprendí o he comprendido?: procedimentos de ensino dos tempos verbais pretérito indefinido e pretérito perfecto compuesto nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira (ELE). 2013. 255 p. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Letra Magna
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.