Gestos de Resistência e Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem
Uma Análise Discursiva
Palavras-chave:
Análise de Discurso Francesa, Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem, Ensino MédioResumo
Tendo a Análise de Discurso Francesa (AD) como campo teórico- metodológico, o presente estudo apresenta sequências discursivas construídas com relatos de alunos do 3o ano do Ensino Médio, ao serem questionados sobre o uso de Sistemas de Gerenciamento do Aprendizagem e Blened Learning em aulas de Literatura Brasileira. Serão mobilizados conceitos de Pêcheux (1995) como paráfrase, memória e esquecimento para entender possíveis sedimentações e resistências do corpo discente quanto ao uso de Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ambiente escolar.
Referências
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. Lisboa: Presença 1970
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado as cristãos. São Carlos : EdUFSCar, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 13.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1983
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25aed. Rio de Janeiro, Paz e Terra. 1996
LINS, Maria Judith Sucupira da Costa. Educação bancária: Uma questão filosófica de aprendizagem. Revista Educação e Cultua Contemporânea,
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise De Discurso: Princípios e Procedimentos. 8. Ed. Campinas: Pontes, 2009.
PÊCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução Eni p. Orlandi. 5a ed. Campinas: Pontes, 2008.
_____________________. Semântica e Discurso. Uma crítica à Afirmação do Óbvio. Tradução Eni p. Orlandi. 2a ed. Campinas: UNICAMP, 1995.
VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala invertida. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 4/2014, p. 79-97. Editora UFPR.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.