As Possibilidades do Ensino Híbrido na Construção de Interações Mais Democráticas e Significativas em Sala de Aula

Autores

  • Giovanna Wrubel Universidade de São Paulo, Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil
  • Juliana Leonardi Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil
  • Karina Nonato Fernandes Universidade de Ribeirão Preto, Departamento de Musicoterapia, Ribeirão Preto, SP, Brasil
  • Luciana Lote Caiche Grupo São Francisco, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Interação Professor-Alunos, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo trazer reflexões a respeito das possibilidades do Ensino Híbrido no contexto do processo ensino-aprendizagem dos alunos do século XXI, bem como as competências necessárias aos professores que irão interagir com esses alunos. Discute-se, por exemplo, as mudanças de paradigmas no papel a ser exercido por esses professores, que passam a ser mediadores entre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e os alunos, que, por sua vez, ganham maior autonomia na construção de seu aprendizado.

Biografia do Autor

Giovanna Wrubel, Universidade de São Paulo, Letras Clássicas e Vernáculas, São Paulo, SP, Brasil

Doutorado em Filologia, Universidade de São Paulo

Juliana Leonardi, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade de São Paulo

Karina Nonato Fernandes, Universidade de Ribeirão Preto, Departamento de Musicoterapia, Ribeirão Preto, SP, Brasil

Mestrado Profissional em Educação Sexual, Universidade Estadual Paulista

Luciana Lote Caiche, Grupo São Francisco, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil

Especialista em Fonoaudiologia, Universidade de Franca

Referências

CARLSON, S. The net generation in the classroom. Chronicle of Higher Education, 52(7), p. A34-37, 2005.

CHRISTENSEN, C.; HORN, M. & STAKER, H. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Maio de 2013. Disponível em: https://s3.amazonaws.com/porvir/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning- disruptive-Final.pdf Acesso em: 01 mar. 2017.

CYSNEIROS, P. G. Informática Educativa. UNIANDES – LIDIE, vol. 12, No.1, 1999. DEWEY, J. Vida e Educação. São Paulo: Nacional, 1959a.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

MORÁN, J. Mudando a Educação com metodologias ativas. In: Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Coleção Mídias Contemporâneas. SOUZA, Carlos Alberto e MORALES, Ofelia Elisa Torres (Orgs.). PG: Foca Foto- PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://rh.unis.edu.br/wp- content/uploads/sites/67/2016/06/Mudando-a-Educacao-com-Metodologias-Ativas.pdf Acesso em: 25 fev. 2017.

SIEMENS, G. Learning and Knowing in Networks: Changing roles for Educators and Designers. Presented to ITFORUM for Discussion, 2008. Disponível em: http://www.ingedewaard.net/papers/connectivism/2008_siemens_Learning_Knowing_in_Networ ks_changingRolesForEducatorsAndDesigners.pdf Acesso em: 01 mar. 2017.

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Editora Quartet, 2000.

VALENTE, J. A. Uso da Internet em sala de aula. Educar, 19. Curitiba: Editora da UFPR, 2002,

-146.

______________. Espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação, Campinas, 2005. Tese (Livre-Docência), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

VERGARA, Sylvia Constant. Estreitando relacionamentos na educação a distância.Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 5,n. spe,p. 01-08, Jan. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679- 39512007000500010&lng=en&nrm=iso Acesso em: 01 Mar. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512007000500010.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

WRUBEL, G. Estudo da relação poder/submissão em sala de aula a partir da análise da interação conversacional entre professor e alunos. Estudos Linguísticos, n. XXXIV. Campinas, 2005.

Downloads

Publicado

27-02-2017

Como Citar

Wrubel, G., Leonardi, J., Fernandes, K. N., & Caiche, L. L. (2017). As Possibilidades do Ensino Híbrido na Construção de Interações Mais Democráticas e Significativas em Sala de Aula. Revista Letra Magna, 13(20). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2253

Edição

Seção

Artigos