Migração, Docência e Práxis Anticolonial

Autores

  • Rubens Lacerda de Sá Docente, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
  • Rosemeire Rodrigues de Oliveira Diretora ODS e IEG-M, Prefeitura Municipal, Francisco Morato, SP, Brasil

Palavras-chave:

educação, migrantes, práxis anticolonial

Resumo

O intensificado fluxo migratório na contemporaneidade produz possibilidades de encontros plurais e aprendizagens entre os que migram e os que recebem, mas também produz, segundo nossa percepção e vivência, muitas violências e sofrimentos. Desta maneira, o objetivo inconcluso deste ensaio é narrar brevemente um proto-projeto envolvendo migrantes de diferentes nacionalidades que integram a rede municipal de educação da cidade de Francisco Morato, São Paulo, Brasil. Para tanto, buscamos contextualizar nosso leitor para, a partir de um referencial teórico que pauta pelo acolhimento, tecer reflexões que ressaltam nossa indignação e denúncia das desumanidades que o colonialismo impõe sobre o sistema educacional. Nosso movimento pauta-se por premissas que visam à uma práxis anticolonial para a reversão dessa operação colonizante e excludente. Nosso ensaio não é concluído, pois isso ainda não possível enquanto continuarmos operando nesta sociedade que produz o sujeito migrante para, em seguida, oprimi-lo das formas mais vis possíveis. Por conseguinte, seguimos indignados!

Biografia do Autor

Rubens Lacerda de Sá, Docente, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil

Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas

Rosemeire Rodrigues de Oliveira, Diretora ODS e IEG-M, Prefeitura Municipal, Francisco Morato, SP, Brasil

Mestrado em Educação e Saúde, Universidade Federal de São Paulo

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

Sá, R. L. de, & Oliveira, R. R. de. (2023). Migração, Docência e Práxis Anticolonial. Revista Letra Magna, 19(33). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2247