Gêneros Discursivos e Produção Escrita
na BNCC

Uma Leitura Reflexiva

Autores

  • Ida Maria Morales Marins Docente, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil
  • Karina Giacomelli Docente, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Palavras-chave:

língua portuguesa, gêneros discursivos, escrita, BNCC

Resumo

Este trabalho foca na leitura e reflexão crítica do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente ao ensino da língua portuguesa, anos finais do fundamental, com os objetivos de analisar a abordagem de trabalho com os gêneros discursivos e com a produção escrita. Para tanto, nos valemos da teoria da Análise Dialógica do Discurso como referência para análise dos enunciados que selecionamos para dialogar e responder aos objetivos propostos. A partir das análises, compreendemos que a BNCC assume a perspectiva enunciativo-discursiva de trabalho com a linguagem, mas apresenta algumas incongruências quanto a abordagem nessa perspectiva, o que torna o documento aberto a problematizações.

Biografia do Autor

Ida Maria Morales Marins, Docente, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil

Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Católica de Pelotas

Karina Giacomelli, Docente, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil

Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Federal de Santa Maria

Referências

Bakhtin, M. (2011). Estética da criação verbal, (6 ed. P. Bezerra, Trad.). Martins Fontes.

Bakhtin, M., & Volochínov, V. (2012). Marxismo e filosofia da linguagem, (13 ed., M. Lahud & Y. F. Vieira, Trad.). Hucitec Editora.

Brait, B. (2002). Perspectiva dialógica, atividades discursivas, atividades humanas. Em M. C. Souza-e-Silva & D. Faita (Orgs.). Linguagem e trabalho: Construção de objetos de análise no Brasil e na França, (pp. 31-44). Cortez.

Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua portuguesa de 5ª a 8ª série do 1º grau. Ministério da Educação e Cultura. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação e Cultura.

Brocardo, R., Ortega, L. & Lima, A. (2019). A concepção de gênero discursivo subjacente na BNCC: Aproximações e distanciamentos da perspectiva dialógica. Em P. Costa-Hubes & A. Kramer (Orgs.). Uma leitura crítica da Base Nacional Comum Curricular: Compreensões subjacentes, (pp. 95-124). Mercado de Letras.

Certau, M. (1998). A invenção do cotidiano. Vozes.

Cosson, R. (2011). Letramento literário: Teoria e prática. Contexto.

Dolz, J., Noverraz, M. & Schneuwly, B. (2004). Sequências didáticas para o oral e a escrita: Apresentação de um procedimento. Em B. Schneuwly & J. Dolz. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola, (pp. 95-128). Mercado de Letras.

Faraco, C. A. (2009). Linguagem e diálogo: As ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. Parábola Editorial.

Geraldi, J. W. (2015). O ensino da língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Retratos da Escola, 9(17), 381-396.

Koch, I., & Elias, V.M. (2015). Ler escrever: estratégias de produção textual. Contexto.

Mendonça, M.C. (2006). Língua e ensino: Políticas de fechamento. Em F. Mussalim & A. C. Bentes (Orgs.) Introdução à linguística: Domínios e fronteiras, (pp. 223-263). Cortez.

Ohuschi, M.C. (2019). Os gêneros discursivos no ensino da língua portuguesa. Em M. C. Ohuschi, A. Silva & J. Silva (Orgs.). Gêneros discursivos: Caminhos para leitura e escrita no ensino fundamental, (pp. 15-39). Pontes Editores.

Rojo, R., & Cordeiro, G. (2004). Gêneros orais e escritos como objetos de ensino: modos de pensar, modos de fazer. Em B. Schneuwly & J. Dolz. (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola, (pp. 7-18). Mercado de Letras.

Rojo, R., Barbosa, J. & Collins, H. (2011). Letramento digital: Um trabalho a partir dos gêneros do discurso. Em A. Karwoski, B. Gaydeczka & K. Brito (Orgs.). Gêneros textuais: Reflexões e ensino, (pp. 107-136). Parábola Editorial.

Sobral, A. (2009). Do dialogismo ao gênero: As bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Mercado de Letras.

Travaglia, L. C. (2009). Gramática e interação: Uma proposta para o ensino de gramática. Cortez.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

Marins, I. M. M., & Giacomelli, K. (2023). Gêneros Discursivos e Produção Escrita
na BNCC: Uma Leitura Reflexiva. Revista Letra Magna, 19(33). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2244

Edição

Seção

Temática Livre