Sociabilidade Literária

Uma Proposta de Leitura
 Sob a Perspectiva das Metodologias Ativas de Ensino

Autores

  • Sirlei da Silva Fontoura Coordenadora, Escola Assunção de Nossa Senhora, Guarapuava, PR, Brasil

Palavras-chave:

metodologias ativas de ensino, leitura literária, sociabilidade literária

Resumo

O presente trabalho objetiva propor uma reflexão sobre as contribuições das metodologias ativas de ensino no trabalho com os textos literários, bem como acerca do papel do professor mediador neste processo, a fim de se viabilizar a sociabilidade literária, um espaço social para a leitura da literatura. Tal reflexão incide sobre o uso das metodologias ativas de ensino a partir de uma proposta de intervenção significativa na leitura dos alunos, com estratégias que podem ser aplicadas em sala de aula, com uma turma da 3a série do Ensino Médio. Demonstrando as estratégias de metodologias ativas, serão apresentadas três propostas de atividades de leitura, a partir de três relatos breves da obra “O livro dos abraços”, do escritor Eduardo Galeano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, à luz de autores como Camargo e Daros (2018), Bacich e Moran (2018), Mello et al. (2018).

Biografia do Autor

Sirlei da Silva Fontoura, Coordenadora, Escola Assunção de Nossa Senhora, Guarapuava, PR, Brasil

Mestre em Letras, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Referências

Bacich, L., & Moran, J. (2021). Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Editora Penso.

Bakhtin, M. (1992). Marxismo e filosofia da linguagem. Editora Hucitec.

Camargo, F., & Daros, T. (2018). A sala de aula inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Editora Penso.

Colomer, T. (2007). Andar entre livros: A leitura literária na escola. Editora Global.

Freire, P. (2015). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra.

Galeano E. (2002). O livro dos abraços. Editora L&PM, 2002.

Mello, C. et al. (2018). Sociabilidade Literária: Uma perspectiva transnacional e translinguística. Em A. P. Brandileone & V. Oliveira (Orgs.) Literatura na escola: Contextos e práticas em sala de aula. Editora Pontes.

Morán, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Em C. A. Souza & O. E. T. Morales (Orgs.). Educação e cidadania: Aproximações jovens. Editora PG.

Oliveira, L. A. (2010). Coisas que todo professor de português precisa saber: A teoria na prática. Editora Parábola Editorial.

Vygotsky, L. (1998). Pensamento e Linguagem. Editora Marins Fontes.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

Fontoura, S. da S. (2023). Sociabilidade Literária: Uma Proposta de Leitura
 Sob a Perspectiva das Metodologias Ativas de Ensino. Revista Letra Magna, 19(32). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2215