Sociabilidade Literária
Uma Proposta de Leitura Sob a Perspectiva das Metodologias Ativas de Ensino
Palavras-chave:
metodologias ativas de ensino, leitura literária, sociabilidade literáriaResumo
O presente trabalho objetiva propor uma reflexão sobre as contribuições das metodologias ativas de ensino no trabalho com os textos literários, bem como acerca do papel do professor mediador neste processo, a fim de se viabilizar a sociabilidade literária, um espaço social para a leitura da literatura. Tal reflexão incide sobre o uso das metodologias ativas de ensino a partir de uma proposta de intervenção significativa na leitura dos alunos, com estratégias que podem ser aplicadas em sala de aula, com uma turma da 3a série do Ensino Médio. Demonstrando as estratégias de metodologias ativas, serão apresentadas três propostas de atividades de leitura, a partir de três relatos breves da obra “O livro dos abraços”, do escritor Eduardo Galeano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, à luz de autores como Camargo e Daros (2018), Bacich e Moran (2018), Mello et al. (2018).
Referências
Bacich, L., & Moran, J. (2021). Metodologias ativas para uma educação inovadora: Uma abordagem teórico-prática. Editora Penso.
Bakhtin, M. (1992). Marxismo e filosofia da linguagem. Editora Hucitec.
Camargo, F., & Daros, T. (2018). A sala de aula inovadora: Estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Editora Penso.
Colomer, T. (2007). Andar entre livros: A leitura literária na escola. Editora Global.
Freire, P. (2015). Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra.
Galeano E. (2002). O livro dos abraços. Editora L&PM, 2002.
Mello, C. et al. (2018). Sociabilidade Literária: Uma perspectiva transnacional e translinguística. Em A. P. Brandileone & V. Oliveira (Orgs.) Literatura na escola: Contextos e práticas em sala de aula. Editora Pontes.
Morán, J. (2015). Mudando a educação com metodologias ativas. Em C. A. Souza & O. E. T. Morales (Orgs.). Educação e cidadania: Aproximações jovens. Editora PG.
Oliveira, L. A. (2010). Coisas que todo professor de português precisa saber: A teoria na prática. Editora Parábola Editorial.
Vygotsky, L. (1998). Pensamento e Linguagem. Editora Marins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.