Práticas Decoloniais

Saberes Tradicionais
e Modos de Vida dos Povos Guarani e Kaiowá

Autores

  • Nair Cristina Carlos de Medeiros Docente, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil

Palavras-chave:

práticas decoloniais, povos guarani e kaiowá, análise do discurso

Resumo

Este artigo problematiza os modos como os saberes tradicionais indígenas são discursividades pelos indígenas Guarani e Kaiowá no Facebook e busca investigar os processos discursivos que deslegitimam, subalternizar e marginalizaram esses conhecimentos e interpretar os modos como os indígenas compreendem esses processos históricos de dominação, e exclusão.  Assumo como referência teórica a Análise do Discurso francesa a partir dos recortes conceituais de memória, interdiscurso e formações discursivas propostos por Pêcheux (1988) e da formulação do conceito de formações discursivas realizada por Foucault (2008), além das noções de colonialidade do poder, do saber e do ser, propostas por autores do pensamento decolonial, como Quijano (1992) e Walsh (2007), dentre outros.

Biografia do Autor

Nair Cristina Carlos de Medeiros, Docente, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil

Doutorado em Estudos Linguísticos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Referências

Bolognini, N. Jr. (2003). A tradição etnográfica como regime de verdade na metodologia de pesquisa em LA. Em M. J. Coracini e E. S. Bertoldo (Orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática: Discursos sobre e na sala de aula, (pp. 85-94). Mercado de Letras.

Castro-Gomez, S. (2005) Ciências Sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. Em E. Lander (Org). A colonialidade do saber: Eurocentrismo ciências sociais e perspectivas latino-americanas, (pp. 87-95). CLACSO.

Cavalcante, T. L. V. (2013). Colonialismo, território e territorialidade: A luta pela terra dos Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul. [Tese de Doutorado não publicada]. Universidade do Estado de São Paulo.

Chamorro, G. (2015). História Kaiowá: Das origens aos desafios contemporâneos. Nhanduti Editora.

Coracini, M. J. R. F. (2010). Transdisciplinaridade e análise de discurso: Migrantes em situação de rua. Cadernos de Linguagem e Sociedade, 11(1), 91-112.

Ferreira, A. C. Tutela e resistência indígena: Etnografia e história das relações de poder entre os Terena e o Estado Brasileiro. (2007). [Tese de Doutorado não publicada]. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foucault, M. (2008). A arqueologia do saber, (L. F. B. Neves, Trad.). Forense.

Gomes, L. S. (2016). Do cru: A vida oculta da cerâmica terena. Tellus, 31, 163-180.

Hall, S. (2000). Quem precisa de identidade? Em T. T. Silva (Org.). Identidade e diferença: A perspectiva dos Estudos Culturais. Vozes

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Características gerais da população: Resultados da amostra. https://censo2010.ibge.gov.br/resultados.html

Lacerda, R. (2007). Diferença não é incapacidade: Gênese e trajetória histórica da concepção da capacidade indígena e sua insustentabilidade nos marcos do protagonismo dos povos indígenas e do texto constitucional de 1988. [Dissertação de Mestrado não publicada]. Universidade de Brasília.

Lander, E. (Ed.). (2005). A colonialidade do saber: Eurocentrismo ciências sociais e perspectivas latino-americanas. CLACSO.

Lescano, M. M., & Rossato, V. L. (2018). Saberes tradicionais Kaiowá na Reserva Taquaperi. Em L. M. Pereira, C. F. Silvestre & D. E. Cariaga (Orgs). Saberes, sociabilidades, formas organizacionais e territorialidades entre os Kaiowá e os Guarani em Mato Grosso do Sul, (pp.15-47). Editora UFGD.

Machado, A. M. (2015). Exá raú mboguatá guassú mohekauka yvy marãe‟y: De sonhos ao Oguatá Guassú em busca da (s) terra (s) isenta (a) de mal. [Tese de Doutorado não publicada]. Universidade Federal do Pará.

Maldonado-Torres, N. (2007) Sobre la colonialidad del ser: Contribuciones al desarrollo de un concepto. Em S. Castro-Gómez & R. Grosfoguel (Eds.). El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, (pp. 127-167). Siglo del Hombre Editores.

Martins, E. S., & Colman, R. S. (2017). A luta pela recuperação das terras indígenas Guarani e Kaiowá e a participação dos Ñanderu e das Ñandesy. Revista Euroamericana de Antropología, 5-12.

Melià, B. (1979). Educação indígena e alfabetização, (v. 2). Edições Loyola.

Mignolo, W. (2003). Histórias locais, projetos globais: Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar, (S. R. Oliveira, Trad.). Editora UFMG

Mignolo, W. (2006). Os esplendores e as misérias da “ciência”: Colonialidade, geopolítica do conhecimento e pluri-versalidade epistêmica. Conhecimento prudente para uma vida decente: Um discurso sobre as ciências revisitado, 2, 667-709.

Mota, J. G. B. (2015).Territórios, multiterritorialidades e memórias dos povos Guarani e Kaiowá: Diferenças geográficas e as lutas pela Des-colonização na Reserva Indígena e nos acampamentos-tekoha. [Tese de Doutorado não publicada]. Universidade Federal da Grande Dourados.

Mura, F. (2010). A trajetória dos chiru na construção da tradição de conhecimento Kaiowá. Mana, 16, 123-150.

Pacheco, R. A. S. (2003). Mobilização e retomada de territórios Guarani no sul do Mato Grosso do Sul. Em Anais do XXII Simpósio Nacional de História: História, acontecimento e narrativa, 22º Simpósio Nacional de História, CD-ROM. Associação Nacional.

Pêcheux, M. (1988). Semântica e discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. (E. P. Orlandi, Trad). Editora Unicamp.

Porto-Gonçalves, C. W. (2008). De saberes e de territórios: Diversidade e emancipação a partir da experiência latino-americana. Em A. E. Ceceña (Org.). De los saberes de la emancipación y de la dominación. CLACSO.

Quijano, A. (1992). Colonialidad modernidad/racionalidad. Perú indígena,13(29), 11-20.

Resende, A. C. Z. (2014). Direitos e autonomia indígena no Brasil (1960-2010): Uma análise histórica à luz da teoria do sistema-mundo e do pensamento decolonial. [Tese de Doutorado não publicada]. Universidade de Brasília.

Siqueira, E. M., & Brand, A. J. (2004). Os Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul: Os conflitos de terra e as marcas do SPI. Em Anais do XVII Encontro Regional de História: O lugar da História. CD-ROM. Associação Nacional de História.

Santos, B. S. (2013). Para além do pensamento abissal: Das linhas globais a uma ecologia de saberes. Em B.S. Santos, & M. P. Meneses (Orgs.). Epistemologias do Sul, (pp. 29-67). Editora Cortez.

Santos, B. S. (2010). Um discurso sobre as ciências. Cortez.

Superior Tribunal Federal. Glossário Jurídico. (s/d).

Veiga-Neto, A. (2003). Foucault & Educação. Autêntica.

Walsh, C. (2007). ¿Son posibles unas ciencias sociales/culturales otras? Reflexiones en torno a las epistemologías decoloniales. Nómadas, 26, 102-113.

Walsh, C. (2009). Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: In-surgir, re-existir e re-viver, (pp. 12-43). Em V. M. Candau (Org.). Educação intercultural na América Latina: Entre concepções, tensões e propostas. 7 Letras.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

Medeiros, N. C. C. de. (2023). Práticas Decoloniais: Saberes Tradicionais
e Modos de Vida dos Povos Guarani e Kaiowá. Revista Letra Magna, 19(33). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2205