Poéticas Decoloniais no Currículo em Ação

Escrevivências na Docência

Autores

  • Pedro Jônatas da Silva Chaves Docente, Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza, CE, Brasil
  • José Alex Soares Santos Docente, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
  • David Silva de Oliveira Técnico, Secretaria Municipal de Educação de Itapipoca, Itapipoca, CE, Brasil

Palavras-chave:

currículo em ação, práxis docente, relato de experiência, decolonialidade

Resumo

O presente estudo tem como ponto de partida a experiência dos autores com o grupo de leitura Poéticas Decoloniais e a contribuição por este possibilitada para a formação docente. Tem como foco central a compreensão dos aspectos contributivos para (des)ler o cotidiano e (des)ver o mundo pautados pela colonialidade-modernidade, cosmovisão que tem silenciado e oprimido culturas, povos, grupos, filosofias, saberes e currículos, ou seja, outras condições de existência. Para seguir essa pista de pesquisa, adotamos como perspectiva metodológica a observação participante, articulada com a escrevivência. Diante desse arcabouço teórico-metodológico a reflexividade possibilitada pelas vivências com o corpus de leituras e os encontros híbridos (presenciais e remotos) no grupo Poéticas Decoloniais, permitiu ampliar horizontes e conhecer mais de perto epistemologias que se insurgem para questionar a perspectiva colonizadora como sistema hegemônico de dominação, epistemologias estas que buscam nos integrar em outras cosmovisões de sociabilidade, nas quais aparecem a ancestralidade, a ecologia, o pensamento afro diaspórico e a sabedoria dos povos originários

Biografia do Autor

Pedro Jônatas da Silva Chaves, Docente, Secretaria Municipal de Educação, Fortaleza, CE, Brasil

Mestrado em Educação, Universidade Estadual do Ceará

José Alex Soares Santos, Docente, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro

David Silva de Oliveira, Técnico, Secretaria Municipal de Educação de Itapipoca, Itapipoca, CE, Brasil

Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Ceará

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

Chaves, P. J. da S., Santos, J. A. S., & Oliveira, D. S. de. (2023). Poéticas Decoloniais no Currículo em Ação: Escrevivências na Docência. Revista Letra Magna, 19(33). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2194