Letramento Digital, Educação Midiática e Produção de Sentidos
Diálogos Possíveis
Palavras-chave:
letramento digital, educação docente, educação midiáticaResumo
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em nossa vida social mediada por processos midiáticos e, com isso, tem se tornado frequente a necessidade de se refletir sobre a importância e a influência das mídias nas interações humanas. Este artigo tem por objetivo apresentar discussões e reflexões sobre possíveis diálogos entre educação midiática, produção de sentidos dos discursos produzidos socialmente, letramento digital e suas contribuições para a formação de professores de línguas. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e teórico de estudiosos da área de Educação, Comunicação Social, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, percebemos a necessidade das interseções entre as abordagens teóricas e as áreas de conhecimento para lidar com as incertezas e as urgências da formação de professores de línguas sob uma ótica discursiva. Inferimos também a importância de se buscar e se (re)pensar a formação docente através do prisma da educação midiática a partir dos discursos produzidos em nossas relações e interações sociais.
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