Letramento Digital, Educação Midiática
 e Produção de Sentidos

Diálogos Possíveis

Autores

  • Maria Fernanda Lacerda de Oliveira Docente, Instituto Federal de Educação do Paraná, Pitanga, PR, Brasil

Palavras-chave:

letramento digital, educação docente, educação midiática

Resumo

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em nossa vida social mediada por processos midiáticos e, com isso, tem se tornado frequente a necessidade de se refletir sobre a importância e a influência das mídias nas interações humanas. Este artigo tem por objetivo apresentar discussões e reflexões sobre possíveis diálogos entre educação midiática, produção de sentidos dos discursos produzidos socialmente, letramento digital e suas contribuições para a formação de professores de línguas. Por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e teórico de estudiosos da área de Educação, Comunicação Social, Análise do Discurso e Linguística Aplicada, percebemos a necessidade das interseções entre as abordagens teóricas e as áreas de conhecimento para lidar com as incertezas e as urgências da formação de professores de línguas sob uma ótica discursiva. Inferimos também a importância de se buscar e se (re)pensar a formação docente através do prisma da educação midiática a partir dos discursos produzidos em nossas relações e interações sociais.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Lacerda de Oliveira, Docente, Instituto Federal de Educação do Paraná, Pitanga, PR, Brasil

Mestrado em Estudos de Linguagens, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

 

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

Oliveira, M. F. L. de. (2023). Letramento Digital, Educação Midiática
 e Produção de Sentidos: Diálogos Possíveis. Revista Letra Magna, 19(33). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2171

Edição

Seção

Temática Livre