A Construção de Imagens de Estudantes

Poema “Mulher de Vermelho”

Autores

  • Daniela Caetando Silva Docente, Secretaria de Estado da Educação, Maceió, AL, Brasil
  • Paulo Rogério Stella Docente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Palavras-chave:

letramento crítico, decolonialidade, imagem, mulher, estudantes

Resumo

Os estudos sobre letramento crítico, decolonialidade e imagem, dentre outras reflexões, direcionam para a possibilidade de estimular a criticidade dos estudantes. No presente estudo, as discussões foram realizadas em aulas de Língua Portuguesa. Temos como objetivo refletir e analisar acerca das imagens construídas pelas alunas/os do ensino médio de uma escola pública estadual, considerando um possível posicionamento crítico e decolonial. Trabalhamos com uma questão do Enem (2018) que aborda o poema “mulher de vermelho” de autoria de Angélica Freitas. A análise dos dados coletados aponta para a construção de imagens: a do eu lírico do poema, da sociedade, da professora e dos próprios estudantes. Os estudantes evidenciaram a imagem negativa do eu lírico e da sociedade, cobrando consciência para questões da pauta feminina. Percebemos a desconstrução de estereótipos da representação da mulher na sociedade, evidenciando o letramento crítico e decolonial das (os) estudantes. Nesse contexto, as discussões propostas (em aulas de Língua Portuguesa) corroboram para a transformação social, visto que consideramos a língua como atividade social e dialógica.

Biografia do Autor

Daniela Caetando Silva, Docente, Secretaria de Estado da Educação, Maceió, AL, Brasil

Especialização em Linguagens e Práticas Sociais, Instituto Federal de Alagoas

Paulo Rogério Stella, Docente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil

Doutorado em Linguística Aplicada, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

31-03-2023

Como Citar

Silva, D. C., & Stella, P. R. (2023). A Construção de Imagens de Estudantes: Poema “Mulher de Vermelho”. Revista Letra Magna, 19(33). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2162