A Construção de Imagens de Estudantes
Poema “Mulher de Vermelho”
Palavras-chave:
letramento crítico, decolonialidade, imagem, mulher, estudantesResumo
Os estudos sobre letramento crítico, decolonialidade e imagem, dentre outras reflexões, direcionam para a possibilidade de estimular a criticidade dos estudantes. No presente estudo, as discussões foram realizadas em aulas de Língua Portuguesa. Temos como objetivo refletir e analisar acerca das imagens construídas pelas alunas/os do ensino médio de uma escola pública estadual, considerando um possível posicionamento crítico e decolonial. Trabalhamos com uma questão do Enem (2018) que aborda o poema “mulher de vermelho” de autoria de Angélica Freitas. A análise dos dados coletados aponta para a construção de imagens: a do eu lírico do poema, da sociedade, da professora e dos próprios estudantes. Os estudantes evidenciaram a imagem negativa do eu lírico e da sociedade, cobrando consciência para questões da pauta feminina. Percebemos a desconstrução de estereótipos da representação da mulher na sociedade, evidenciando o letramento crítico e decolonial das (os) estudantes. Nesse contexto, as discussões propostas (em aulas de Língua Portuguesa) corroboram para a transformação social, visto que consideramos a língua como atividade social e dialógica.
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