Produção do Gênero Entrevista
Uma Análise da Abordagem em LD
Palavras-chave:
livro didático de Português, produção de texto, entrevistaResumo
Este artigo analisa uma proposta de texto para o gênero entrevista contida em um livro didático de Português. Buscou-se descrevê-la, bem como apontar sugestões para a substituição da objetivação na referida proposta de texto marcada por um processo situado e natural, conforme se faz socialmente. A descrição e análise foram norteadas pela seguinte questão: que motiva as práticas de produção de texto sugeridas pelos autores de livros didáticos? A pesquisa baseou-se na revisão bibliográfica com influência da pesquisa qualitativa, tomando como ponto de partida uma proposta de produção textual de tal instrumento didático em interface com os dizeres teóricos sistematizados acerca da didatização da fala e da escrita em contexto escolar e o gênero entrevista. Os resultados apontam que a sugestão de ensino analisada enfatiza a objetivação em detrimento à situação que movimentou a produção de texto em contexto escolar divorciada dos sentidos lhe dados fora da escola. Em conclusão, pontua-se a necessidade de o professor alterá-la, desmontando as suas etapas de ensino com foco no desdobramento que se faz em sala de aula no processo de produção de texto, utilizando a fala e a escrita em práticas de linguagem artificializadas.
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