Produção do Gênero Entrevista

Uma Análise da Abordagem em LD

Autores

  • Renilson Nóbrega Gomes Docente, Secretaria Municipal de Educação, Tenório, PB, Brasil
  • Williany Miranda da Silva Docente, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil

Palavras-chave:

livro didático de Português, produção de texto, entrevista

Resumo

Este artigo analisa uma proposta de texto para o gênero entrevista contida em um livro didático de Português. Buscou-se descrevê-la, bem como apontar sugestões para a substituição da objetivação na referida proposta de texto marcada por um processo situado e natural, conforme se faz socialmente. A descrição e análise foram norteadas pela seguinte questão: que motiva as práticas de produção de texto sugeridas pelos autores de livros didáticos? A pesquisa baseou-se na revisão bibliográfica com influência da pesquisa qualitativa, tomando como ponto de partida uma proposta de produção textual de tal instrumento didático em interface com os dizeres teóricos sistematizados acerca da didatização da fala e da escrita em contexto escolar e o gênero entrevista. Os resultados apontam que a sugestão de ensino analisada enfatiza a objetivação em detrimento à situação que movimentou a produção de texto em contexto escolar divorciada dos sentidos lhe dados fora da escola. Em conclusão, pontua-se a necessidade de o professor alterá-la, desmontando as suas etapas de ensino com foco no desdobramento que se faz em sala de aula no processo de produção de texto, utilizando a fala e a escrita em práticas de linguagem artificializadas.

Biografia do Autor

Renilson Nóbrega Gomes, Docente, Secretaria Municipal de Educação, Tenório, PB, Brasil

Mestrado em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Williany Miranda da Silva, Docente, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, Brasil

Doutorado em Letras, Universidade Federal de Pernambuco

Referências

Antunes, I. (2003). Aula de Português: Encontro e interação. Parábola Editorial.

Antunes, I. (2014). Gramática contextualizada: Limpando o ‘pó’ das ideias simples. Parábola Editorial.

Arcoverde, M.D.L., & Arcoverde, R.D.L. (2007). A escrita como processo. UEPB/UFRN.

Brasil. Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular, 2ª versão.

Brito, P. L. (1984). Em terra de surdos-mudos. Em J. W. Geraldi (Org). O texto na sala de aula, (4. ed., pp. 109-119). ASSOESTE.

Cereja, W., Vianna, C., & Damien, C. (2016). Português contemporâneo: Diálogo, reflexão e uso, (v. 3). Saraiva.

Faraco, C. A. (2008). Norma culta brasileira: Desatando alguns nós. Parábola Editorial.

Ferrarezi Junior, C., & Carvalho, R. S. (2017). De alunos a leitores: O ensino da leitura na educação básica, (1 ed.). Parábola Editorial.

Ferrarezi Junior, C., & Carvalho, R. S. (2015). Produzir textos na educação básica: O que saber, como fazer, (1 ed.). Parábola Editorial.

Galvão, M. A. M., & Azevedo, J. A. M. (2015). A oralidade em sala de aula de língua portuguesa: O que dizem os professores do ensino básico. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, 17(1), 249-272.

Gurgel, T. (2018, março). Produção de texto: Como ensinar os alunos a escrever de verdade. https://novaescola.org.br/producao-de-texto

Koch, I. V., & Elias, V. M. (2017). Ler e escrever: Estratégias de produção textual, (2. ed). Contexto.

Neves, M. H. M. (2006). Que gramática estudar na escola? Norma e uso na Língua Portuguesa, (pp. 29-127). Contexto.

Pacheco, L. P. (2008). O gênero entrevista como ferramenta de ensino em aulas de Língua Portuguesa. Linguagens & Cidadania, 10(2), 1-10. https://doi.org/10.5902/1516849228271

Petroni, M. R. (2008). Gêneros do discurso, leitura e escrita: Experiências de sala de aula. Em R. R. Carvalho (Org.). Cartas do leitor: Ação retórica no ensino fundamental. Pedro & João Editores/EduFMT.

Reinaldo, M. A. G. M. (2001). A Orientação para a produção de texto. Em A. P. Dionísio & M. A. Bezerra (Orgs). O livro didático de português: Múltiplos olhares, (pp. 87-100). Lucerna.

Schneuwly, B. & Dolz, J. (2004). Os gêneros escolares: Das práticas de linguagem ao objeto de ensino. Em B. Schneuwly & J. Dolz (Orgs.). Gêneros orais e escritos na escola, (pp. 61-77). Mercado de Letras.

Downloads

Publicado

31-03-2023

Como Citar

Gomes, R. N., & Silva, W. M. da. (2023). Produção do Gênero Entrevista: Uma Análise da Abordagem em LD. Revista Letra Magna, 19(33). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2161

Edição

Seção

Temática Livre