A Prática Reflexiva do Professor na Educação Inclusiva no Ensino Técnico Integrado ao Médio

Autores

  • Jândela Cristiani Guilherme dos Santos Tamashiro Instituto Federal de São Paulo
 (IFSP)

Palavras-chave:

formação de professores, educação inclusiva, reflexão crítica

Resumo

Este artigo é um esboço de um projeto de pesquisa do doutorado que está iniciando os estudos relacionados à formação de professores na perspectiva da reflexão crítica na Educação Inclusiva de pessoas com necessidades educacionais especiais. O mesmo se propõe a uma reflexão sobre a prática docente em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo no Curso de Ensino Técnico Integrado ao Médio. Alicerça-se na teoria sócio-histórico-cultural, na reflexão crítica das práticas docentes e no paradigma da Pesquisa Crítica de Colaboração PCCol. Para tanto, pretende utilizar-se de levantamento documental da legislação em torno do assunto, filmagens de aulas, sessões reflexivas e criação/aplicação de curso de Formação continua para os professores.

The Reflective Practice of the Teacher in Inclusive Education in Technical Education Integrated to High School

Abstract

This article is a sketch of a doctoral research project which is starting here the studies regarding the teaching formation in the perspective of critical reflection in Inclusive Education for people with special educational needs. The same is proposed to a reflection about the teaching practice at a Federal Institute of Education, Science and Technology of São Paulo in the High School Course Integrated to Technician. It is based on socio-historical-cultural theory, critical reflection of teaching practices and the PCCol Collaborative Critical Research paradigm. Therefore, the intention is to use the documentary survey of the legislation around the subject, filmed classes, reflective sessions and creation / application of a continuing training course for teachers.

Keywords: teacher education, inclusive education, critical reflection



Biografia do Autor

Jândela Cristiani Guilherme dos Santos Tamashiro, Instituto Federal de São Paulo
 (IFSP)

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Referências

Araújo, A. C., & Silva, C. N. N. (2017). Ensino médio integrado: Fundamentos, práticas e desafios. Editora IFB.

UNESCO (1994). Declaração de Salamanca: Linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Editorial Corde.

Lei n. 12.852, de 5 de agosto de 2013, Estatuto da Juventude. http://www.planalto.gov.br/Lei/L12852.

Ferretti, C. J. (2011). Problemas institucionais e pedagógicos na implantação da Reforma da Educação profissional técnica de nível médio no IFSP. Educ. Soc., 32(116), 789-806.

Fidalgo, S. S. (2006). A linguagem da inclusão/exclusão social-escolar na história, nas leis e na prática educacional, (Tese de Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Fidalgo, S. S. (2018). A linguagem da exclusão e inclusão social na escola. Editora UNIFESP.

Fortes, V. G. G. F. (2017). Formação continuada de professores do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), na perspectiva da inclusão escolar de aluno com deficiência visual, (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Institui Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/L11892

Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. http://www.planalto.gov.br/L12711.

Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnicos de nível médio e superior das instituições federais de ensino. https://www2.camara.leg.br

Lei nº 8069, de 13 de janeiro de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Estatuto da Criança e do Adolescente. http://www.planalto.gov.br

Liberali, F. C. (2008). Formação crítica de educadores: Questões fundamentais. Cabral Editora.

Magalhães, M. C. C. (2018). Formação contínua de professores: A organização crítico-colaborativa para transformação. LING. Est. e Pesq., 22(2), 17-35.

Mendes, K. A. M. O. (2017). Educação especial inclusiva nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia brasileiros (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás.

Nóvoa, A. (1999). Os professores na virada do milênio: Do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, 25(1), 11-20.

Schön, D. A. D. (1987). Formar professores como profissionais reflexivos. In A. Nóvoa (Coord.), Os professores e a sua formação. Publicações Dom Quixote.

Schön, D. A. (2000). Educando o profissional reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Editora Artmed.

Vygotsky, L. S. (1997). Fundamentos de defectologia. Editorial Visor.

Vygotsky, L. S. (2007). Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Ed. Martins Fontes.

M. Cole et al. (Orgs.)(1991). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, (7ª ed., J. Cipolla Neto, L. S. M. Barreto & S. C. Afeche, Trad.) Editora Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (2009). A construção do pensamento e da linguagem, (2ª ed., P. Bezerra, Trad.). Editora Martins Fontes.

Downloads

Publicado

18-09-2022

Como Citar

Tamashiro, J. C. G. dos S. (2022). A Prática Reflexiva do Professor na Educação Inclusiva no Ensino Técnico Integrado ao Médio. Revista Letra Magna, 18(30). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2149