Formação de Professores de Língua Estrangeira para Trabalhar
com Alunos com Deficiência Intelectual

Autores

  • Márcia Pereira de Carvalho Secretaria de Educação do Estado de São Paulo 
(SEDUC)
  • Sueli Salles Fidalgo Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Valéria Nunes da Cruz Escola Estadual José Sérgio Pereira (SESSP)

DOI:

https://doi.org/10.47734/lm.v18i30.2148

Palavras-chave:

formação de professores na escola pública, ensino-aprendizagem de língua inglesa, inglês para leitura, deficiência intelectual, pesquisa crítica de colaboração

Resumo

Desenvolvido como parte dos trabalhos dos grupos de pesquisa ISEF – Inclusão Social-Educacional e Formação – e ILCAE – Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais credenciados no CNPq, sendo o primeiro certificado pela Unifesp e o segundo pela PUC-SP, o presente texto relata uma pesquisa e um processo formativo de uma Iniciação Científica de Ensino Médio que conta com a coorientação de uma professora da Unifesp e uma professora de escola pública situada no município de Itapevi, ambas participantes, juntamente com uma estudante de Ensino Médio – Bolsista de Iniciação Científica da Unifesp no projeto de extensão Leitura de Textos Acadêmicos em Língua Inglesa, que é desenvolvido como parte do Programa de Extensão Formação Linguístico-Didática Contínua de Professores. O trabalho aqui relatado segue o arcabouço teórico-metodológico da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), a teoria histórico-cultural do desenvolvimento e uma perspectiva crítica de formação docente.

Second language teaching education to work with students with intellectual disability

Abstract

Developed as part of ISEF – Social-Educational Inclusion and Formation – and ILCAE – Linguistic Inclusion in Sceneries of Educational Activities on/in CNPq, both certified groups, the first one by Unifesp and the later one by PUC-SP, the present text reports a research and an educational process of a High School Scientific Initiation/Trainee co-advisored by a Unifesp teacher and a teacher from a public school located in the city of Itapevi, both participants in the research, with a high school student – a scholarship trainee of High School Scientific Initiation/Trainee at Unifesp in the extension project Academic Texts Reading in English Language which is developed as part of the Extension Program Continuing Educational Teaching Didactic-Linguistic. The research here presented is grounded on the methodological-theorical framework of Critical Collaboration Research (PCCol), the Cultural-Historical Theory of development and a critical perspective of teacher’s training.

Keywords: public school teacher education, english language teaching-learning, english for reading, intellectual disability, critical collaborative research

Biografia do Autor

Márcia Pereira de Carvalho, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo 
(SEDUC)

Mestrado em Linguística Aplicada
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Sueli Salles Fidalgo, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutorado em Linguística Aplicada
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Valéria Nunes da Cruz, Escola Estadual José Sérgio Pereira (SESSP)

Ensino Médio
Escola Estadual José Sérgio Pereira (SESSP)

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Publicado

18-09-2022

Como Citar

Carvalho, M. P. de, Fidalgo, S. S., & Cruz, V. N. da. (2022). Formação de Professores de Língua Estrangeira para Trabalhar
com Alunos com Deficiência Intelectual. Revista Letra Magna, 18(30), 65–79. https://doi.org/10.47734/lm.v18i30.2148