Formação de Professores de Língua Estrangeira para Trabalhar com Alunos com Deficiência Intelectual
DOI:
https://doi.org/10.47734/lm.v18i30.2148Palavras-chave:
formação de professores na escola pública, ensino-aprendizagem de língua inglesa, inglês para leitura, deficiência intelectual, pesquisa crítica de colaboraçãoResumo
Desenvolvido como parte dos trabalhos dos grupos de pesquisa ISEF – Inclusão Social-Educacional e Formação – e ILCAE – Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais credenciados no CNPq, sendo o primeiro certificado pela Unifesp e o segundo pela PUC-SP, o presente texto relata uma pesquisa e um processo formativo de uma Iniciação Científica de Ensino Médio que conta com a coorientação de uma professora da Unifesp e uma professora de escola pública situada no município de Itapevi, ambas participantes, juntamente com uma estudante de Ensino Médio – Bolsista de Iniciação Científica da Unifesp no projeto de extensão Leitura de Textos Acadêmicos em Língua Inglesa, que é desenvolvido como parte do Programa de Extensão Formação Linguístico-Didática Contínua de Professores. O trabalho aqui relatado segue o arcabouço teórico-metodológico da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), a teoria histórico-cultural do desenvolvimento e uma perspectiva crítica de formação docente.
Second language teaching education to work with students with intellectual disability
Abstract
Developed as part of ISEF – Social-Educational Inclusion and Formation – and ILCAE – Linguistic Inclusion in Sceneries of Educational Activities on/in CNPq, both certified groups, the first one by Unifesp and the later one by PUC-SP, the present text reports a research and an educational process of a High School Scientific Initiation/Trainee co-advisored by a Unifesp teacher and a teacher from a public school located in the city of Itapevi, both participants in the research, with a high school student – a scholarship trainee of High School Scientific Initiation/Trainee at Unifesp in the extension project Academic Texts Reading in English Language which is developed as part of the Extension Program Continuing Educational Teaching Didactic-Linguistic. The research here presented is grounded on the methodological-theorical framework of Critical Collaboration Research (PCCol), the Cultural-Historical Theory of development and a critical perspective of teacher’s training.
Keywords: public school teacher education, english language teaching-learning, english for reading, intellectual disability, critical collaborative research
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