Apresentação
Palavras-chave:
Linguagem, Educação, InclusãoResumo
O Dossiê Temático Linguagens e Educação: Form(a)ção e Pesquisa Crítica em Uma Perspectiva Inclusiva, abre o ano de 2022 problematizando a relação inclusão-exclusão social educacional de pessoas com deficiência. Conclama nossa atenção para como esta díade ganha forma e nos desafia em relações de linguagem, cultura e educação no cotidiano das práticas educacionais. O dossiê é introduzido pela reprodução de uma xilogravura de J. Borges, A professora. Na gravura, a figura central e colorida da professora captura e ilumina a atenção dos outros elementos que a rodeiam enquanto aponta (pede que leiam) uma frase escrita na lousa: “A educação é a base de tudo”. A imagem destaca o subtítulo do dossiê. Remetendo às relações de linguagem, cultura e educação e, dessa forma, parece sintetizar o que se apresenta em cada artigo, onde a inclusão/exclusão educacional de pessoas com deficiência, uma política pública em acontecimento, é tomada como lócus privilegiado de análise, pois são discutidas suas implicações com e para a escola e a formação inicial e contínua de professores.
Referências
Borges, J. (2022). A professora. In Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira, São Paulo, SP, Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.