Apresentação

Autores

  • Maria de Fátima Carvalho Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palavras-chave:

Linguagem, Educação, Inclusão

Resumo

O Dossiê Temático Linguagens e Educação: Form(a)ção e Pesquisa Crítica em Uma Perspectiva Inclusiva, abre o ano de 2022 problematizando a relação inclusão-exclusão social educacional de pessoas com deficiência. Conclama nossa atenção para como esta díade ganha forma e nos desafia em relações de linguagem, cultura e educação no cotidiano das práticas educacionais. O dossiê é introduzido pela reprodução de uma xilogravura de J. Borges, A professora. Na gravura, a figura central e colorida da professora captura e ilumina a atenção dos outros elementos que a rodeiam enquanto aponta (pede que leiam) uma frase escrita na lousa: “A educação é a base de tudo”. A imagem destaca o subtítulo do dossiê. Remetendo às relações de linguagem, cultura e educação e, dessa forma, parece sintetizar o que se apresenta em cada artigo, onde a inclusão/exclusão educacional de pessoas com deficiência, uma política pública em acontecimento, é tomada como lócus privilegiado de análise, pois são discutidas suas implicações com e para a escola e a formação inicial e contínua de professores.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Carvalho, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Doutorado em Educação
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Referências

Borges, J. (2022). A professora. In Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

18-09-2022

Como Citar

Carvalho, M. de F. (2022). Apresentação. Revista Letra Magna, 18(30). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2144

Edição

Seção

Apresentação