A Cultura Disciplinar Jurídica e a Produção de Artigos Acadêmicos

Autores

  • Aline Pereira Sousa Universidade Estadual do Ceará, Linguística Aplicada, Fortaleza, CE, Brasil
  • Cibele Gadelha Bernardino Universidade Estadual do Ceará, Linguística Aplicada, Fortaleza, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47734/lm.v18i31.2132

Palavras-chave:

Cultura Disciplinar, Gêneros, Artigo Acadêmico, Direito

Resumo

À luz da noção de heterogeneidade disciplinar na construção do conhecimento e na escrita acadêmica (Hyland, 2000; Pacheco, 2020), o presente trabalho é de cunho exploratório-descritivo (Gil, 2008) e propõe-se a descrever qualitativamente a cultura disciplinar da área de Direito quanto à prática de pesquisa e produção do gênero artigo acadêmico. Contamos com a participação de sete professores-pesquisadores que publicam artigos em periódicos reconhecidos pelo campo jurídico. Além disso, realizamos uma extensa pesquisa documental e bibliográfica para compreender o conjunto de propósitos, valores e crenças epistêmicas da área, bem como discutir elementos histórico-culturais que a alicerçam. Fornecemos um breve panorama das práticas disciplinares que atravessam essa comunidade acerca do fazer pesquisa científica e dos processos em torno de artigos produzidos pela área. Observamos que o gênero desempenha um papel representativo no âmbito acadêmico-científico do Direito, propiciando aprofundamento e atualização de temáticas significativas; agilidade na publicação de discussões teóricas e resultados de pesquisa; grande circulação de trabalhos em decorrência da democratização do conhecimento advinda da internet e de plataformas on-lines dos periódicos; e manutenção do fluxo de pesquisa. Ao discutirmos os aspectos que a sustentam, podemos perceber como essa disciplina produz e dissemina seus conhecimentos, especialmente por meio do artigo acadêmico.

Biografia do Autor

Aline Pereira Sousa, Universidade Estadual do Ceará, Linguística Aplicada, Fortaleza, CE, Brasil

Mestrado em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará

Cibele Gadelha Bernardino, Universidade Estadual do Ceará, Linguística Aplicada, Fortaleza, CE, Brasil

Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Estadual do Ceará

Referências

Abreu, N. O. (2016). O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Psicologia: Um estudo sociorretórico, [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Estadual do Ceará.

Barros, L. V. (2016). Teoria e prática da pesquisa em jurisprudência: Da procura e uso da informação para sustentar teses e estudos jurídicos. Fórum.

Becher, T. (1989). Historians on history. Studies in Higher Education, 14(3), 263-278.

Bernardino, C. G. (2007). O metadiscurso interpessoal em artigos acadêmicos: Espaço de negociações e construção de posicionamentos, [Tese de doutorado não publicada]. Universidade Federal de Minas Gerais.

Brasil. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. (1827). Lei de 11 de agosto de 1827. Crêa dous Cursos de sciencias Juridicas e Sociaes, um da cidade de S. Paulo e outro na de Olinda. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/LIM.-11-08-1827.htm

Catunda, E. L. (2004). Um estudo do gênero jurídico acórdão, [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Federal do Ceará.

Portela, F. (2019). Como usar a jurisprudência na pesquisa jurídica. Pesquisa jurídica. https://pesquisajuridica.blog.br/metodologia/jurisprudencia-pesquisa-juridica/

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2017). Relatório da avaliação quadrienal.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2019). Documento de área.

Fiad, R. S. (2011). A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, núm. esp., 357-369.

Freitas, T. L. (2018). O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de História: Uma investigação sociorretórica, [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Estadual do Ceará.

Gabardo, E., & Morettini, F. T. R. (2014). Institucionalismo e pesquisa quantitativa como metodologia de análise de decisões judiciais. Revista da Faculdade de Direito, 63, 151-180.

Gil, A. C. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social, (6a ed.). Atlas.

Hyland, K. (1997). Scientific claims and community values: Articulating an academic culture. Language & Communication, 17(1), 19-31.

Hyland, K. (2000). Disciplinary discourse: Social interactions in academic writing. Pearson Education Limited.

Martins, R. (2005). A construção social da imagem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na mídia e a consolidação do papel da dupla vocação: Profissional e institucional [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Federal de São Carlos.

Morales, O. A., & Cassany, D. (2008). Leer y escribir en la universidad: Hacia la lectura y la escritura crítica de géneros científicos. Revista Memoralia, 5, 69-82.

Motta-Roth, D., & Hendges, G. R. (2010). Produção textual na universidade. Parábola Editorial.

Navarro, F. (2018). Más allá de la alfabetización académica: Las funciones de la escritura en educación superior. En M. A. Alves & V. I. Bortoluzzi (Eds.), Formação de professores: Ensino, linguagens e tecnologias, (pp. 13-49). Editora Fi.

Oliveira, J. S. O., & Toffoli, V. (2012). O ensino jurídico em nosso país no período imperial e no primeiro momento republicano: Sua evolução histórico-metodológica e suas consequências na contemporaneidade. Fundação Bouitex.

Pacheco, J. T. S. (2016). O artigo acadêmico na cultura disciplinar da área de Nutrição: Uma investigação sociorretórica, [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Estadual do Ceará.

Pacheco, J. T. S. (2020). Uma análise comparativa entre culturas disciplinares da grande área da Saúde: Semelhanças e diferenças sociorretóricas em artigos acadêmicos originais, [Tese de doutorado não publicada]. Universidade Estadual do Ceará.

Pacheco, J. T. S., Bernardino, C. G., & Freitas, T. L. (2018). Um estudo sociorretórico da seção de Conclusão em artigos originais da cultura disciplinar da área de Nutrição. Entrepalavras, 8, 119-139.

Pinheiro, M. V. B. L. (2016). Uma análise do gênero artigo acadêmico em manuais de orientação da escrita científica, [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Estadual do Ceará.

Figueiredo, M. C. C., & Gomes, J. S. (2012). A origem dos cursos jurídicos no Brasil. Âmbito jurídico, 15, 1-13.

Silva, A. P. N. (2019). A construção sociorretórica do gênero artigo acadêmico na Linguística Aplicada: Um estudo sobre escrita acadêmica a partir da compreensão de culturas disciplinares, [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Estadual do Ceará.

Silva, E. M., & Reinaldo, M. A. G. M. (2016). Escrita disciplinar: Contribuições para o ensino de Língua Portuguesa na graduação. Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies, 69(3), 141-156.

Silva, L. F. (1999). Análise de gênero: Uma investigação da seção de Resultados e Discussão em artigos científicos de Química, [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Federal de Santa Maria.

Sullivan, D. (1996). Displaying disciplinary. Written Communication, 13(2), 221-250.

Swales, J. M. (1990). Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge University Press.

Swales, J. M. (2004). Research genres: Explorations and applications. Cambridge University Press.

Valentim, D. L. (2019). Uma análise sociorretórica do gênero artigo acadêmico empírico na cultura disciplinar da área de Jornalismo, [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Estadual do Ceará.

Vieira, B. G. A. M. (2017). Entre as dimensões “escondidas” do letramento acadêmico e os presumidos sociais do gênero artigo de pesquisa nas diretrizes para autores de periódicos em Ciência da Computação. Raído, 12(27), 105-131.

Yeung, L. (2017). Jurimetria ou análise quantitativa de decisões dudiciais. Em M. R. Machado (Org.), Pesquisar empiricamente o direito, (pp. 249-274). Rede de Estudos Empíricos em Direito.

Ylijoki, O. (2000). Disciplinary cultures and the moral order of studying – A case-study of four Finnish university departments. Higher Education, 39, 339-362.

Downloads

Publicado

25-11-2022

Como Citar

Sousa, A. P., & Bernardino, C. G. (2022). A Cultura Disciplinar Jurídica e a Produção de Artigos Acadêmicos. Revista Letra Magna, 18(31), 13–38. https://doi.org/10.47734/lm.v18i31.2132