Emulações da Precariedade e Autenticidade nas Cenas Bolsonaristas
Análises da Estética da Extrema-Direita Brasileira
Palavras-chave:
autenticidade, performance, política, extrema-direitaResumo
Este artigo objetiva analisar produções midiáticas e cênicas da extrema-direita brasileira, em especial relacionadas a Jair Bolsonaro, a partir dos seus efeitos de autenticidade e precariedade. A partir da análise das produções veiculadas nas redes sociais bolsonaristas, entendendo-as como elaborações de grande efeito político e mobilizador da sociedade nos últimos anos, procura-se discutir suas estratégias e características próprias. Para isso, são elencadas suas transmissões semanais ao vivo, fotografias, vídeos e discursos, a partir de três pontos de análise: as cenas que performam subversão da lei, as cenas religiosas e as cenas que envolvem o ato de comer, servir ou cozinhar refeições. Salienta-se que não se pretende esgotar os exemplos, mas sim, trazê-los como indicadores de possíveis caminhos de análise. Busca-se, com esse trabalho, apontar para a importância dos saberes da arte e dos estudos da linguagem, para a decodificação de estratégias de comunicação política em uma época de intensa espetacularização.
Referências
Benjamin, W. (1994). Magia e técnica, arte e política: Ensaios sobre literatura e crítica cultural. Brasiliense.
Brasil, A. & Migliorin, C. (2010). Biopolítica do amador: Generalização de uma prática, limites de um conceito. Galáxia.
Carreiro, R. (2018). A hora dos amadores: Notas sobre a estética da imperfeição no audiovisual contemporâneo. Rumores.
CGN (2020, 11 de março). Bolsonaristas pagam até R$ 5 milhões por mês para ataques a STF nas redes. Jornal CGN. https://jornalggn.com.br/na-rede/bolsonaristas- pagam-ate-r-5-milhoes-por-mes-para-ataques-a-stf-nas-redes/
Extra (2020, 09 de maio). Bolsonaro marca churrasco para o dia em que o Brasil deve chegar a 10 mil mortes por coronavírus. Jornal Extra.
Colomé, J. (2021, 01 de setembro). A vitória dos ‘trolls’ que invadiram o Capitólio: Como a Internet se transformou na vida real. El País.
Costa, J. (2020, 29 de abril). Os gatilhos presentes no pronunciamento de Jair Bolsonaro. Catarinas.
Demuru, P. (2021). Gastropopulism: A sociosemiotic analysis of politicians posing as “the everyday man” via food posts on social media. Social Semiotics, 31(3), 507-527. https://doi.org/10.1080/10350330.2021.1930800
Dieguez, I. (2009). Escenarios y teatralidades liminales. Prácticas artísticas y socioestéticas. Univeridad de Castilla. Archivo Artea UCLM.
Dubatti, J. (2017). Poéticas de liminalidad en el teatro II. ENSAD.
Efraim, A. (2021, 12 de outubro). Bolsonaro foi proibido de ir ao jogo do Santos? Entenda. Esportes Yahoo. https://esportes.yahoo.com/noticias/bolsonaro-foi-proibido-de-ir- ao-jogo-do-santos-entenda-152007836.html
Estadão (2020, 11 de março). Empresários bolsonaristas financiam ataques contra STF, revela inquérito. Jornal Estadão. https://politica.estadao.com.br/noticias/ geral,empresarios-bolsonaristas-financiam-ataques-contra-stf-revela-inquerito
Goulart, J. (2018, 26 de julho). Oito segundos na tevê; 897 grupos de WhatsApp. Piauí.
Laclau, E. (2013). A razão populista. Três Estrelas.
Pires, B. (2020, 10 de maio). Brasil passa de 10.600 mortes por covid-19, enquanto Bolsonaro anda de jet ski e chama pandemia de “neurose”. El País.
Teófilo, S., & Almeida, K. (2021,10 de outubro). Sem vacina, Bolsonaro é impedido de assistir ao jogo do Santos, em SP. R7.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.