Educação Sobre Vida e Morte

Diários Virtuais de uma Jornada

Autores

  • Diego Sousa Universidade Estadual de Campinas, Linguística, Campinas, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.47734/lm.v18i31.2118

Palavras-chave:

Exotopia, Game, Depressão, Educação Para a Morte

Resumo

A inerência entre vida e morte promove certa contradição quando se considera a incômoda maneira pela qual a morte tem sido experienciada no ocidente. A fuga da morte e de assuntos a ela relacionados agenciou determinada interdição que evita uma vivência com uma peculiar, porém indissociável, dimensão da vida (Ariès, 2012). Tal fenômeno provoca uma demanda: a educação para a morte (Kovács, 2005). Nesse contexto, este artigo trata da experiência de ensino com o game Jornada do Acolhimento com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Cuiabá-MT. A morte, o game Jornada do Acolhimento e assuntos correlatos, como depressão e suicídio, foram aqui articulados com os discentes a partir do gênero discursivo (Bakhtin, 2010) diário pessoal. A escrita dos diários indicou, em tom confessional e intimista, que, a partir do game, tabus, crises e questões existenciais da adolescência foram refletidos e ressignificados exotopicamente (Bakhtin, 2010).

Biografia do Autor

Diego Sousa, Universidade Estadual de Campinas, Linguística, Campinas, SP, Brasil

Mestrado em Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Mato Grosso

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Publicado

25-11-2022 — Atualizado em 25-11-2022

Como Citar

Sousa, D. (2022). Educação Sobre Vida e Morte: Diários Virtuais de uma Jornada. Revista Letra Magna, 18(31), 61–77. https://doi.org/10.47734/lm.v18i31.2118